99 recebe dicas do Sírio-Libanês contra a Covid-19
Aos poucos a rotina da população vai sendo normalizada, especialmente o retorno ao trabalho. Porém, o cenário da pandemia ainda exige muitos cuidados, incluindo a busca de carros de aplicativo para evitar transportes com aglomeração.
Por isso, a empresa de transporte por aplicativo 99 fechou parceria com a consultoria do hospital Sírio-Libanês – à frente o dr. André Alexandre Osmo – pra enfrentar a Covid-19 em corridas da plataforma, com direito a iniciativas e avaliações sobre o período de crise e retomada, um mapa de risco contra contágio em veículos e um manual de práticas pra reduzir a chance de contaminação no aplicativo.
O mapa de risco indica os locais de atenção dentro e fora do veículo e o manual de boas práticas dá dicas na viagem.
ANTES DAS CORRIDAS
• Use a máscara sempre e de forma correta. Não adianta deixá-la no queixo ou com o nariz pra fora.
• Não se sente no banco da frente do carro. Atrás você aumenta o distanciamento.
DURANTE AS CORRIDAS
• Se precisar ajustar a máscara, use álcool 70% nas mãos e não toque na parte da frente ou de dentro dela. Arrume pelos elásticos.
• Mantenha os vidros abertos durante o caminho, pra aumentar a circulação de ar.
• Evite contato físico e tente conversar o mínimo possível durante todo o trajeto.
DEPOIS DAS CORRIDAS
• Retire jóias e adereços e higienize as mãos com álcool, lembrando de regiões como a parte de baixo das unhas.
• Ao fim da viagem, motoristas devem limpar superfícies de maior contato, como cintos, maçanetas, comandos e tela do multimídia.
• Na limpeza, começar pelas áreas de menor risco (bancos e cintos), indo depois para as de maior risco (maçanetas) para não espalhar o vírus.
PROTEÇÃO – A parceria com a consultoria do hospital Sírio-Libanês faz parte de um pacote de proteção da 99 contra a Covid-19, que inclui bases pelo Brasil que distribuem a motoristas máscaras, álcool gel e escudos plásticos que servem de barreira física entre o condutor e o passageiro. As bases realizam também sanitização pra reduzir o risco de contaminação.
A 99 desenvolveu ainda tecnologias como o reconhecimento facial pra verificar se o condutor está de máscara; uma segunda checagem com o passageiro, pra ver se o(a) motorista usou a máscara corretamente durante a corrida; assim como a possibilidade de reportar o não-uso da máscara durante as corridas.