Novo Q3 é atração na Audi Center Belém
Um dos veículos mais aguardados do mercado automotivo brasileiro em 2020, o novo Q3 é uma das principais atrações no showroom da concessionária Audi Center Belém, que comercializa 3 versões dele: a Prestige (que custa a partir de R$ 179.990), a Prestige Plus (que custa a partir de R$ 189.990) e a Black (que custa a partir de R$ 209.990). Como bem disse Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil: “Estamos muito felizes em ter começado 2020 com o lançamento da 2ª geração do Q3, nosso SUV mais vendido no país. É um veículo completamente novo, mais espaçoso e tecnológico, que chegou pra ser referência no segmento de SUVs de luxo e é perfeito para as mais diversas utilizações, seja no dia-a-dia da cidade ou para viagens com a família.”
Maior em todos os sentidos, o novo Q3 tem 4,48 metros de comprimento, 2,02 metros de largura (com os retrovisores), 1,61 metro de altura e 2,68 metros de distância entre eixos, oferecendo espaços para joelhos, cabeça e cotovelos ainda maiores que o antigo Q3.
No design, ele impressiona pela nova grade, pela robustez nas laterais, pelo longo aerofólio no teto, pelas lanternas que invadem a carroceria e pelas rodas exclusivas em cada versão, sendo de 17 polegadas na Prestige, de 18 polegadas na Prestige Plus e de 19 polegadas na Black. E pode vir nas cores azul, laranja, prata, preto, vermelho e em 2 tons de branco e de cinza. Metálica ou perolizada, cada cor custa R$ 1.500.
O motor tem 1,4 litro, 4 cilindros, turbo e injeção direta de gasolina, gerando 150 cavalos e vindo acoplado a um câmbio automático de 6 marchas, cuja embreagem dupla proporciona mudanças rápidas. O motorista pode variar as características do Q3 por meio dos 5 modos de condução do sistema Drive Select.
Internamente, o novo Q3 ficou mais versátil por conta do banco traseiro corrediço, com regulagem do assento e do encosto. Com isso, a mala de 530 litros pode chegar aos 675 litros dependendo da configuração e atingir 1.525 litros se rebater completamente os encostos. E pra ajudar a colocar bagagens mais pesadas, dá pra ajustar o nível do assoalho da mala.
Mais intuitivo, o interior segue a tendência dos modelos topo de linha da marca alemã. E, assim como no A6, no A7 e no Q8, incorpora como elemento central a nova central multimídia sensível ao toque de 8,8 polegadas que aceita iPhone e Android, com câmera de ré e controle por voz que compreende a linguagem cotidiana.
O painel é inclinado em direção ao motorista e o antigo controle giratório das luzes deu lugar a um módulo de botões, que fica no painel, à esquerda do volante. Há ainda 4 entradas USB, sendo duas na frente e duas para os passageiros do banco traseiro, além de tomada 12V.
No que diz respeito aos equipamentos, o novo Q3 não cresceu só em tamanho, mas também em tecnologia. Diversos itens foram incorporados. Pra você ter ideia, a versão de entrada Prestige já vem com piloto automático com controle de velocidade, painel digital e assistentes de partida em subida e de descida em ladeira.
A versão intermediária Prestige Plus agrega ar dualzone, quadro de instrumentos digital configurável de 10,25 polegadas, pacote de iluminação ambiente, retrovisores rebatíveis eletricamente, chave com sensor de presença, partida no motor por botão e tampa da mala com abertura/fechamento elétricos e sistema que a abre com o passar do pé embaixo do para-choque traseiro. O conjunto óptico todo de led tem ajuste automático de altura. E os frisos e longarinas do teto são cromados.
Como opcional na versão Prestige Plus está o teto solar panorâmico, que custa R$ 8 mil e já vem de série na Black, versão topo da gama, que traz a mais detalhes escurecidos, revestimento de Alcantara, volante esportivo de couro, assistente de estacionamento semiautônomo (o esterçamento do volante é automático e o motorista só precisa acelerar, frear e mudar as marchas pra entrar e sair da vaga).
De opcionais, esta versão pode vir com luzes interiores customizáveis em até 30 opções de cores (custa R$ 3.500) e detalhes de acabamento em Alcantara cinza, laranja ou marrom (custa R$ 4 mil). É possível incluir o pacote ACC Stop&Go (custa R$ 8 mil), que inclui piloto automático adaptativo com assistente anticolisão e radar que detecta situações críticas com pedestres, ciclistas e outros veículos, acionando a frenagem de emergência.