Renault tem sua própria marca de mobilidade
O grupo Renault criou uma nova unidade de negócio, chamada Mobilize e que tem como foco clientes que desejam adotar formas de mobilidade mais sustentáveis e compartilhadas. Ela responde às novas necessidades, promovendo ecossistemas energéticos sustentáveis, que desenvolvem o valor da economia circular.
A marca propõe novas soluções de transporte de pessoas e mercadorias, do ponto A ao ponto B, com ou sem veículo. O objetivo é reduzir o déficit entre o uso e o custo de um veículo (tendo em vista que carros costumam ficam parados 90% do tempo) e aumentar o valor residual, pra evitar que o valor de um veículo novo caia pela metade após 3 anos de uso.
Além disso, ao promover o uso dos bens por meio do compartilhamento, contribui para um futuro mais sustentável. E com um potencial de mais de 6 mil pontos de venda Renault na Europa, oferecerá soluções de mobilidade para um uso que vai de um minuto a vários anos, em grandes e pequenas cidades do velho continente.
A Mobilize também conta com suas próprias equipes de engenharia e design e oferecerá veículos 100% elétricos e concebidos para uso intensivo, que poderão ser usados em transporte por aplicativo e sob medida, entre outras opções.
A RCI Bank and Services permitirá que a Mobilize forneça um acesso facilitado a serviços financeiros, da assinatura ao leasing, passando pelo pagamento conforme a utilização. Assim, o custo de propriedade de uma frota pode se tornar variável. E também está desenvolvendo um cartão de recarga que permitirá localizar postos de recarga públicos em toda a Europa, com um sistema único de pagamento.
Um modelo que chegará em breve está na essência do EZ-1 Prototype, concebido para uso compartilhado e que terá uma comercialização inovadora: seus usuários pagarão só pelo uso que fizerem dele, com base no tempo ou quilometragem.
Oferecendo acesso sem chave e interagindo com os usuários por meio do smartphone, ele tem dois lugares e mede apenas 2,3 metros de comprimento, trazendo portas totalmente envidraçadas e sistema inovador de troca da bateria, que permitirá uma utilização sem interrupções.
Feito com 50% de materiais recicláveis, no fim de sua vida ele terá 95% de seus componentes reciclados.