RS e-tron GT é a próxima novidade elétrica da Audi no Brasil
Novos veículos 100% elétricos da Audi, o e-tron GT e o RS e-tron GT foram apresentados ao mundo em fevereiro de 2021 e já estão confirmados para o Brasil, sendo que a versão esportiva RS entrou em pré-venda no fim do mês de abril de 2021, inclusive oferecendo possibilidades de personalização.
Pra preparar a chegada, a Audi já concluiu a instalação de 70 estações de recarga em pontos estratégicos por todo o país e também está ampliando o número de concessionárias – de 14 pra 21 – que podem comercializar seus elétricos.
MECÂNICA – Produzido na Alemanha, o Audi e-tron GT se destaca pela longa distância entreeixos (2,90 metros), pelas rodas grandes e pela silhueta plana.
Com 4,99 metros de comprimento, 2,16 metros de largura e 1,41 metro de altura, ele chega aos 100 km/h em 4,1 segundos e atinge os 245 km/h, enquanto que a versão RS o faz em 3,3 segundos e alcança os 250 km/h.
Ambos têm controle de arrancada, que aumenta o desempenho dos motores elétricos dianteiro e traseiro.
A tração é elétrica nas 4 rodas e regula a distribuição de torque entre os eixos dianteiro e traseiro, mas no modo de condução Efficiency ela prioriza a tração dianteira.
A autonomia é de 487 quilômetros, com as baterias recarregando com corrente direta ou alternada e levando pouco mais de 5 minutos para lhe dar capacidade de rodar 100 quilômetros. Já a carga até 80% demora menos de 23 minutos.
ESTILO – No design incrivelmente aerodinâmico que foi moldado pelo vento, vale ressaltar a grade com esquema invertido de cores (incluindo entradas de ar na parte inferior) e as assinaturas das luzes de led na frente e atrás, que apresentam uma modelação tridimensional – sendo que, na traseira, ela é conectada por uma faixa plana de luz, com o aerofólio correndo em paralelo e que se estende eletricamente em duas posições.
Na versão RS, os faróis são a laser, com friso azul e que oferecem apresentação de luzes na dianteira e na traseira em formatos diferenciados (um é inspirado numa onda sonora), de acordo com a ocasião.
O desenho lateral inclui linhas bem marcadas e nasce no capô alongado e no parabrisa plano, indo ‘mergulhar’ na linha de teto rapidamente inclinada em direção à traseira, com colunas C também suavemente inclinadas na área traseira.
O emblema ‘quattro’ esculpido nos arcos das rodas simboliza a tração elétrica integral.
INTERIOR – No interior esportivo e luxuosamente confortável, o foco é no motorista, lembrando um monoposto de competição, com amplo console central e painel central ‘flutuante’ e inclinado em direção ao condutor, além de multimídia com acabamento preto brilhante.
O revestimento combina couro artificial, microfibra similar ao Alcantara e material criado a partir de fibras naturais como lã e que também inclui fibras de poliéster oriundas de resíduos têxteis e garrafas plásticas usadas.
O porta-malas leva 405 litros no e-tron GT e 366 litros no RS e-tron GT, sendo que um segundo compartimento de bagagem abaixo do capô dianteiro oferece mais 85 litros de espaço.
SONORIDADE – A Audi compôs um som único para o e-tron GT quatro, compreendendo duas unidades de controle e amplificadores na mala que geram um som separando exterior e interior, que sai através de 2 alto-falantes, fora e dentro do veículo. E dá pra modular o som digital, podendo ficar mais amplo na rua, mais silencioso ou mais esportivo.
INFRAESTRUTURA – Até 2022, a Audi promete ter 200 pontos de recarga pelo Brasil, sendo que 70 já foram instalados e outros 28 serão implantados em 14 shoppings da rede Iguatemi. A rede autorizada apropriada pra vender esses elétricos também aumentará, passando de 14 para 21, com a implementação dessa infraestrutura eletrificada em revendas de Campinas, Ribeirão Preto, Goiânia, Manaus, Natal e Juiz de Fora – todas com pontos de carga rápida DC de 24 kW e pelo menos um veículo e-tron para test drive.