Volvo XC40 ganhou novas versões com motorização híbrida
Prestes a chegar ao mercado paraense via GB Select, através de concessionária comandada pelo mesmo grupo que já tem autorizada em Manaus (AM), a marca sueca Volvo acaba de lançar duas novas versões com motorização híbrida do seu SUV de entrada XC40, a Recharge Plug-in Hybrid Momentum T5 e a Recharge Plug-in Hybrid Inscription T5, ambas com câmbio automático de 7 marchas, dupla embreagem e 5 modos de condução, acoplado a 2 motores: um 1.5 turbo a gasolina com 180 cavalos e um elétrico com 82 cavalos, que juntos geram 262 cavalos e o fazem chegar aos 100 km/h em 7,3 segundos.
Aliás, esse powertrain foi eleito o Melhor Motor do Ano pela revista AutoEsporte.
No modo Pure, o Volvo XC40 Recharge é capaz de rodar até 47 quilômetros sem gastar uma gota sequer de gasolina – e as baterias são recarregadas pelo motor a combustão.
Há ainda os modos Hybrid (para a utilização cotidiana), Power (para uma utilização mais esportiva), Off-Road (para uso em terrenos fora de estrada) e Individual (com os comandos ao gosto do motorista).
“Esse é mais um importante passo que a Volvo Car Brasil dá rumo à eletrificação. Por conta da grande performance de vendas e dos recordes seguidos nos últimos meses, decidimos antecipar a vinda desses novos produtos. Estamos ampliando nosso portfólio de híbridos e oferecendo ainda mais opções aos consumidores”, complementa o executivo João Oliveira, que é o Diretor Geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.
Esteticamente, o XC40 Recharge possui rodas de alumínio de 19 polegadas, pneus 235/50R, retrovisores rebatíveis eletricamente e conjunto óptico todo de led, com facho alto inteligente, que evita ofuscar os outros carros.
Dentro, já vem com painel digital de 12,3 polegadas, multimídia de 9 polegadas, ar dualzone, carregador de smartphone sem cabo, Volvo On Call e bancos dianteiros com ajustes e suporte lombar elétricos, mais memória no do motorista.
E na linha 2021 ainda ganharam duas entradas USB no banco traseiro, sendo que as versões híbridas incluem a mais chave programável na cor laranja, além da chave convencional com sensor de presença.
Com essa chave inteligente e programável é possível controlar o limite de velocidade do SUV, sendo perfeita para quando os filhos pedem o carro para dar uma volta.
E reforçando o compromisso com a eletrificação e os novos nomes da gama híbrida, o SUV traz soleiras das portas com a inscrição Recharge, além de plaqueta Recharge na coluna C e o emblema do motor T5 Recharge na traseira.
A versão de entrada Recharge Plug-in Hybrid Momentum T5 vem com revestimentos e acabamentos do painel em alumínio, com duas novas cores para a carroceria (azul e cinza) e rodas de 19 polegadas cujo design possui aerodinâmica que trabalha para que o arrasto seja ainda menor, melhorando o consumo.
Já a versão Recharge Plug-in Hybrid Inscription T5 tem acabamento em madeira e vem com teto solar panorâmico, alerta de colisão traseira, piloto automático adaptativo e abertura e fechamento elétrico do porta-malas sem precisar usar as mãos.
Outro destaque é a sofisticada manopla da alavanca do câmbio, em cristal da renomada marca Orrefors.
Em segurança, traz também freio de estacionamento elétrico, leitor de mudança de faixa com assistente de direção, proteção em saída de estrada e sensores crepuscular, de chuva, de ponto cego e de estacionamento dianteiro e traseiro, além de assistentes em descidas íngremes e de partida em subidas e em descidas.
Um item de segurança presente em todas as versões é o detector de veículos, pedestres, ciclistas e animais, com alerta de colisão e frenagem automática de emergência e assistente de direção, que manobra pra evitar obstáculos à frente.
Custando R$ 244.950 (Momentum) e R$ 274.950 (Inscription), as novas versões híbridas do Volvo XC40 Recharge se juntam à já existente R-Design, que custa R$ 279.950.