e-208 GT marca o início de uma nova era para a Peugeot no Brasil
A Peugeot escolheu o seu carro-chefe para iniciar a sua própria revolução eletrificada no mercado brasileiro.
E escolheu um hatch que já conquistou diversos prêmios ao redor do mundo, sendo Carro do Ano na Europa e Melhor Hatch Compacto, Melhor Carro Compacto e Compra do Ano no Brasil.
Estou falando do Peugeot 208, que agora chega ao mercado brasileiro na versão e-208 GT, 100% elétrica, para não ficar para trás em relação a vários concorrentes no país – que já têm os seus.
Custando a partir de R$ 245 mil, ele vem equipado com um motor de somente 136 cavalos de potência, mas com torque de esportivo, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos.
Num curioso formato de joystick, o câmbio automático oferece os tradicionais três modos de condução Normal, Econômico e Esportivo, mas acrescenta uma ‘marcha’ chamada Modo B, que atua para garantir a regeneração da bateria e aumentar a autonomia do automóvel – estimada em 340 quilômetros.
Pode-se escolher entre o tipo Moderado (onde oferece sensações similares às de um carro a combustão) e Aumentado, onde a desaceleração é controlada pelo acelerador, privilegiando o conforto, já que não é preciso pisar tanto no freio.
O Peugeot e-208 GT pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug, aceitando tanto corrente alternada (AC) quanto corrente contínua (DC).
Com 8 anos de garantia, a bateria carrega 80% (que gera uma autonomia de aproximadamente 270 quilômetros) em menos de 30 minutos, numa estação de recarga de 100 kW de potência.
Esses mesmos 80% são feitos em 53 minutos numa estação de recarga de 50 kW, passando para 4 horas e 3 minutos numa estação entre 11 e 22 kW, para 6 horas e 2 minutos numa estação de 7,4 kW e para 24 horas e 56 minutos numa tomada doméstica de 1,8 kW. E custa em média R$ 35 pra carregar completamente a bateria dele.
Outra coisa legal é que o Peugeot 208 elétrico tem o mesmo volume de porta-malas (311 litros) e espaço frontal e traseiro idênticos aos da versão a combustão, mas a versão que vem para o Brasil possui reforços para aguentar nossas ruas e estradas, a começar pela proteção da bateria, com utilização de chapas metálicas (ao invés de plásticas) em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre do motor.
As bandejas de suspensão também ganharam reforços, assim como os pneus, que são run flat, que rodam mesmo furados.
Pra Peugeot, o lançamento do e-208 GT representa o pontapé inicial para seu reposicionamento no país, agora atendendo um novo nicho de mercado por meio de uma estrutura específica, que inclui concessionárias, pós-venda e atendimento qualificados para garantir excelência ao cliente, através de parceiros que estão entre os melhores do ramo da eletrificação.
É o caso da WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos e que produz a estação de recarga Wemob Wall, criada para uso interno ou externo e ideal para residências e condomínios com redes monofásicas e bifásicas.
Com 7,4 ou 22 kW de potência e vendida na rede Peugeot, a estação de recarga tem conectividade wi-fi, leds de sinalização, controle de acesso por tags, aplicativo pra monitoramento e funções de medição de energia e carregamento rápido.
A outra parceria é com a Ecovagas, idealizada pela Estapar (maior rede de estacionamentos do país) e pela Enel X (empresa de soluções energéticas) para ser a primeira rede de recarga semipública para híbridos e elétricos. Com isso, donos de Peugeots elétricos poderão recarregar seus veículos gratuitamente, caso estacionem nesses pontos.
A Ecovagas oferece mais de 150 postos de recarga pelo Brasil e quer chegar a 200 até o final de 2021, em shoppings centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino.
Já existem estações de recargas em 23 cidades de 10 Estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, como São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Barueri (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Aracaju (SE), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Campinas (SP) e Fortaleza (CE).
O 208 elétrico vem ainda com um aplicativo especial para buscar esses e outros postos de recarga, por onde o veículo estiver – aumentando o leque para mais de 750 eletropostos de Norte a Sul.
EXPERT – A Peugeot também anunciou o lançamento do novo e-Expert, van média que se adapta a qualquer atividade profissional, com espaço de trabalho que facilita o dia a dia e oferecendo tecnologias embarcadas de última geração, sendo uma oferta atraente no segmento dos furgões compactos, só que com o diferencial da motorização 100% elétrica.
TRADIÇÃO – Hoje só se fala em eletrificação, carro elétrico etc, mas essa tendência não surgiu da noite para o dia. Na verdade, a eletrificação está presente na Peugeot desde o ano de 1902, quando ela começou a estudar a utilização desse tipo de energia para veículos. E na Segunda Guerra Mundial, quando o racionamento de gasolina ampliou a necessidade de encontrar fontes alternativas de energia, ela foi a única grande montadora a transformar a teoria em prática e lançou em 1941 seu primeiro veículo elétrico, o VLV (sigla para Véhicule Léger de Ville, ou Veículo Leve de Cidade), que teve 377 unidades produzidas até o ano de 1943.
Atualmente ela dispõe de uma ampla gama de veículos eletrificados no mercado europeu e promete que, até 2025, todos os seus modelos também estarão disponíveis numa versão elétrica.
VENDAS – A Peugeot segue com bons resultados nas vendas mensais e mantém seu crescimento muito acima da média no mercado brasileiro.
Com 19.981 unidades emplacadas, ela registrou um crescimento de 146% nas vendas acumuladas até setembro de 2021, comparando com o mesmo período de 2020.
E superou nos primeiros 9 meses de 2021 o volume total de vendas de 2020, com um crescimento de 53%.
Apenas no mês de setembro de 2021, a Peugeot emplacou praticamente o dobro do volume (95%) em relação a igual período de 2020.
E comparado a 2019, ela emplacou 26,6% mais unidades em igual período.
A consistência nas vendas do novo 208 segue como o grande destaque, pois ele já alcançou 8,3% de participação de mercado dentro do segmento B Hatch com motorização acima de 1 litro e cresceu 517% em volume de vendas sobre 2020 e 140% sobre 2019, antes da pandemia.