Iate produzido no Brasil foi exposto nos Estados Unidos
Um dos iates brasileiros mais premiados no mundo no ano passado, o Okean 80, da marca Okean Yachts, produzido em Itajaí (SC), foi atração no Miami International Boat Show, nos Estados Unidos. Com design arrojado e decks laterais que ampliam em 30% a área do cockpit (formando verdadeiras varandas sobre o mar), o modelo tem 24,2 metros de comprimento e pode ser comparado a uma casa de 253 metros quadrados sobre os mares.
Outra característica inconfundível que pode ser vista à distância são as paredes envidraçadas que contornam o deck principal e permitem uma visão 360 graus, além dos bordos laterais que podem ser abertos, ampliando a área de cockpit e criando grandes varandas suspensas. Em relação à navegação, o casco semideslocante possibilita uma navegação estável e econômica e traz 2 motores MAN V12 V-Drive de 1550 hp.
Atualmente, o Okean 80 é o maior modelo no portfólio da marca brasileira, oferecendo 136 m² de áreas externas ao ar livre, incluindo o 3º pavimento, que é um terraço sobre os mares e equipado com áreas de relaxamento, bar, banhos de sol e segundo posto de comando. Já na proa (frente) há o lounge, que pode ser usado como sala de estar privativa ao ar livre. E a plataforma de popa pode ser baixada ou usada como garagem pra guardar um jet ski e um bote inflável.
A área de banho, no deck inferior, é conectada por escadas com a praça de popa, que é uma área aberta de refeições protegida pelo flybridge de sol intenso ou de chuva. Ao chegar no deck principal, é possível observar a total integração dos ambientes, sem degraus. No mesmo pavimento ficam ambientes como sala de estar, jantar e cozinha. Já no pavimento inferior ficam 4 cabines com acabamentos nobres e formas arredondados.