Motos

Nova geração da Honda X-ADV ficou ainda mais tecnológica e atualizada no estilo

Criar conceitos está no DNA da Honda e é sobre este alicerce que ela foi construída, se tornando a maior fabricante mundial de motocicletas. Na criação da X-ADV, ela conciliou atributos de motos aventureiras capazes de rodar em todos os tipos de caminhos com a praticidade das scooters, ágeis e cheias de funcionalidades.

Robusta e elegante, a X-ADV serve tanto pra cidade como para estradas sem pavimentação. Na linha 2022, suas principais alterações são a elevação da potência (de 54,8 para 58,6 cavalos), a rotação máxima elevada, a injeção eletrônica reprogramada e as relações de câmbio revistas: houve encurtamento da 1ª, 2ª e 3ª marchas (em prol de acelerações mais fortes) e alongamento da 4ª, 5ª e 6ª marchas, o que permite velocidade com rotação menor, melhorando o consumo.

Arrefecido por líquido e 1,4 quilo mais leve, o motor bicilíndrico de 745 cilindradas e 8 válvulas ganhou protetor de cárter de alumínio reforçado com 2,5 milímetros de espessura. Com a introdução do acelerador eletrônico, foi possível equipar a X-ADV 2022 com 4 modos de pilotagem (Rain, Standard, Gravel e Sport), além do modo User, que permite personalizar potência, freio-motor, ABS, controle de tração e atuação do câmbio.

O controle de tração agora oferece três níveis de intervenção (sendo possível até desligá-lo) e a transmissão de dupla embreagem possibilita trocas automáticas integradas aos modos de pilotagem, mas também permite escolher a marcha através de teclas no punho esquerdo do guidão.

Já o novo chassi tubular de aço e outros detalhes redesenhados a deixaram 1 quilo mais leve: seu peso seco é de 227 quilos. O ângulo da coluna da direção (cáster) agora é de 27 graus, enquanto o trail é de 104 mm, com distância entreeixos de 1.590 mm. O ângulo de esterço é de 39 graus e proporciona um raio de giro de 2,8 metros.

As suspensões com 153,5 mm de curso na dianteira e 150 mm de curso na traseira são complementadas pela distância mínima em relação ao solo de 165 mm. A suspensão dianteira invertida tipo cartucho tem tubos de 41 mm de diâmetro e permite ajuste na pré-carga da mola e do amortecimento. A suspensão traseira tem monoamortecedor regulável na pré-carga da mola, vinculado a uma balança de alumínio de braços assimétricos.

Quanto aos freios, o ABS tem à frente cálipers radiais de 4 pistões que mordem discos de 296 mm de diâmetro, enquanto atrás a medida do disco é de 240 mm, na qual age um cáliper de pistão simples.

Na estética da silhueta vertical, ela ficou mais afilada e elegante graças aos faróis duplos de leds, dotados de luzes diurnas similares às da CRF 1100L Africa Twin, cuja intensidade se ajusta à condição do ambiente.

Os piscas traseiros contam com Sinal de Frenagem de Emergência, que serve para avisarem outros condutores que a Honda X-ADV reduziu a velocidade abruptamente.

Para facilitar o apoio dos pés no solo, o banco tem nova altura (820 mm) e ficou mais estreito na frente.

O espaço do compartimento debaixo do assento cresceu, chegando a 22 litros de capacidade e ganhando iluminação de led e entrada USB no lugar da tomada de 12 volts.

Ele também ganhou parabrisa mais protetivo, permitindo um curso de 139 milímetros em seus cinco níveis de elevação reguláveis manualmente, além de variar a inclinação em até 11 graus.

O comando do freio de estacionamento agora está localizado do lado direito do largo guidão, o que permitiu criar um porta-luvas na parte posterior do escudo frontal.

E o novo painel colorido de 5 polegadas permite conexão Bluetooth e ativação de comandos de voz, através de um capacete com sistema de áudio e microfone e cuja gestão também pode ser feita em botões no punho esquerdo do guidão.

Além disso, protetores de mãos desviam o vento e a chuva, além de evitar danos aos punhos e aos manetes na condução fora-de-estrada. Já o cavalete central é de série, bem como a chave com sensor de presença, que dispensa a utilização de uma chave de ignição convencional (para ligá-la, basta girar um seletor no painel), inclusive para acessar o bocal de abastecimento e abrir o compartimento debaixo do banco.

As rodas têm aros de alumínio com raios tangenciais de aço inox e são de 17 polegadas na frente e de 15 polegadas atrás, contribuindo para absorver irregularidades do terreno. Nas medidas 120/70R na frente e 160/60R atrás, os pneus on/off-road permitem boa performance em todos os pisos e as válvulas tipo L facilitam verificar a pressão.

Com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e assistência 24 horas pelo mesmo período, a Honda X-ADV 2022 está disponível nas cores vermelha e cinza perolizada e custa R$ 81.800. Ela também oferece 2 pacotes de acessórios. O Urban traz protetor tubular de carenagem, suporte traseiro, baú de 38 litros e protetores de mãos estendidos. E o Travel acrescenta faróis de neblina, malas laterais, manoplas aquecidas e pedaleiras para uso off-road.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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