Lonas de caminhão: 6 erros que podem danificar a cobertura de cargas
Para ter tranquilidade na estrada, transportar a mercadoria de forma segura e evitar prejuízos, é preciso ficar atento com a manutenção de diversos itens do caminhão. Além de freios, filtros, suspensão e pneus, a lona usada para proteção da carga tornou-se uma peça imprescindível e deve estar em bom estado de conservação e adequada para o transporte. Então, conheça os erros mais comuns que podem gerar desgaste do material e comprometer sua durabilidade.
Lona inadequada – O primeiro passo para garantir a durabilidade da lona do caminhão é escolher o material mais adequado, considerando o tipo de carga e o tamanho da carroceria. Um dos erros mais comuns é adquirir uma cobertura um pouco menor e forçá-la nos cantos e nas quinas, o que pode danificar a lona e causar rasgos.
Arrastar a cobertura – Arrastar a lona em superfícies ásperas e imperfeitas também pode prejudicar a proteção do material e diminuir sua vida útil.
Produtos inadequados para limpeza – Na hora de limpar a cobertura, é preciso ter cuidado com os itens que irá utilizar. O uso de produtos químicos pode deteriorar a camada plástica da lona de PVC. O indicado é lavar com água e sabão neutro, pois solventes, escovas ou esponjas de aço são inimigos das coberturas.
Guardar lona úmida – Guardar a cobertura, seja de PVC ou algodão, suja ou molhada, é outro erro cometido por muitos. A umidade pode provocar o aparecimento de mofo, que pode comprometer a proteção, principalmente de carga alimentícia. O ideal é sempre deixar a lona aberta até secar por completo. E pra guardar o material, escolher um local seco e limpo.
Uso de ferramentas – O uso de ferramentas para puxar e forçar a lona para baixo também gera desgaste. É preciso evitar passar cordas por cima da cobertura, dando preferência em usar cintas elásticas nas argolas ou ilhoses, esticando somente o necessário.
Lona solta – Uma situação que pode prejudicar a durabilidade e trazer riscos de acidentes é deixar a lona solta na parte traseira. O bom é ficar toda a lona, evitando que alguma ponta fique solta e rasgue. O ideal é fazer o mesmo tipo de amarração em toda a cobertura, ajudando na distribuição da tração e proteção da carga.