Tecnologia

Considerado o Airbnb dos carros, moObie amplia sua operação para todas as cidades do Brasil

Após boa performance em São Paulo e nas capitais brasileiras, a moObie está expandindo suas operações para todas as cidades do país, chegando a 5.570 municípios, inclusive no Pará. Ou seja, donos de carros em todo o território nacional podem usar o aplicativo – que é a maior plataforma de carsharing da América Latina – para oferecê-los para alugar a outras pessoas físicas.

Em março de 2018, a plataforma tinha 75 mil usuários cadastrados e 4 mil veículos disponíveis. Após 1 ano, aumentou para 270 mil usuários e 17 mil veículos cadastrados. O crescimento ocorre à medida que esse conceito de compartilhamento de carros via aluguel passa a ser cada vez mais compreendido como uma alternativa de geração de renda para pequenas empresas e pessoas físicas que estão com o veículo sem uso na maior parte do tempo. A moObie serve como um investimento: ao alugar o carro que está parado na garagem, o parceiro garante um retorno financeiro que serve como renda extra e até como forma de custear o próprio carro.

Atualmente, 3,8 milhões de brasileiros trabalham com plataformas/aplicativos de serviços como principal fonte de renda (fonte: Pnad/IBGE) e cerca de 17 milhões de brasileiros usam regularmente algum aplicativo para obter renda complementar (fonte: Instituto Locomotiva)

FUNCIONAMENTO – A locação acontece de pessoa para pessoa por meio do aplicativo. O condutor que precisa de um carro faz o cadastro do cartão de crédito e da CNH pelo celular e é avaliado pela moObie quanto à validade e regularização, além de critérios que garantem a segurança. Já o proprietário do carro cadastra seu veículo, que passa por validação, onde são verificados a situação junto ao Detran/Denatran, a vigência do seguro e alguns critérios de elegibilidade, como ano de fabricação igual ou superior a 2009 e menos de 100 mil quilômetros rodados.

Depois de cadastrado, o interessado acessa o aplicativo para buscar o veículo disponível mais indicado à sua necessidade, verifica preço e solicita a reserva. Do outro lado, o dono visualiza o pedido e tem autonomia para aceitar ou não a solicitação. O pagamento é feito no ato da confirmação da reserva via cartão de crédito do motorista e entra na conta do proprietário do carro. Na entrega da chave do carro, é feito um check-in no próprio aplicativo, repetido na devolução.

O carro deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, limpo e abastecido. O número da habilitação do usuário fica registrado e o carro está segurado durante todo o período de locação. Caso haja infração ou acidente durante a locação, a seguradora da moObie é a responsável, e não a do proprietário. E se houver infração, os pontos vão para o usuário, não para o dono do carro.

Dados da consultoria PwC mostram que a economia compartilhada movimentará mundialmente US$ 335 bilhões em 2025 e, no Brasil, a economia de compartilhamento tem potencial para contribuir com mais de 30% do PIB (Produto Interno Bruto) do setor de serviços

MOOBIE – A moObie surgiu para promover a economia criativa e incentivar novas soluções de mobilidade urbana como o carsharing (compartilhamento de veículos). Com um aplicativo intuitivo e prático, ela aproxima pessoas interessadas em obter uma renda extra com o seu carro e outras que procuram um meio de transporte seguro e acessível.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios