Tecnologia

A segunda geração do motor V6 EcoBoost, da Ford

Em 2016, a Ford anunciou o lançamento de uma nova geração do seu motor V6 EcoBoost, que entrou na linha 2017 da F-150 e que vinha acoplado a uma transmissão automática de 10 velocidades – primeira dessa configuração a ser produzida em alto volume, pra melhorar aceleração e desempenho. Com 3,5 litros, essa segunda geração foi a mais forte da categoria e evolução dos antigos EcoBoost 2.7 e 3.5 da picape norte-americana, que venderam mais de 1 milhão de unidades.

Com o desenvolvimento desse conjunto inovador de motor e câmbio, a Ford gerou mais de 20 patentes, entre registradas ou em aprovação, pois o novo EcoBoost era mais forte que todos os concorrentes V6 a gasolina ou diesel do mercado. Sem dizer que proporcionava melhor desempenho em baixa rotação (ideal para cargas e reboques pesados) e conta com o primeiro sistema de dupla injeção direta de combustível da Ford, com 2 injetores por cilindro, pra melhorar potência, consumo e emissões. Seu duplo turbo (feito com turbina leve de material aeroespacial) e suas válvulas controladas eletricamente eram outros avanços.

O novo EcoBoost V6 também vinha equipado de série com o sistema “auto start-stop”, que o desligava e o religava automaticamente em paradas no trânsito, ajudando a economizar combustível e reduzir emissões.

Já a nova transmissão automática de 10 velocidades contava com engrenagens de espaçamento otimizado, redução de atrito e 3 marchas “overdrive”, pra melhorar a aceleração. A redução de peso também desempenhou um papel fundamental no seu desempenho, com o uso de materiais e ligas avançadas. Foi a primeira transmissão da Ford que não usava componentes de ferro fundido.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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