Novo Q3 chega na Audi Center Belém nesta sexta-feira, 14/02/2020
Hoje, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020, tem festa na Audi Center Belém. A partir das 18 horas, a concessionária da marca alemã promove um happy hour para apresentar a nova geração do Q3, disponível em 3 versões e custando entre R$ 179.990 e R$ 226.990.
O novo Audi Q3 completa a família Q, composta ainda pelos modelos Q5, Q7 e Q8. O SUV premium traz a nova linguagem de design e tecnologia da família Q (introduzida no Brasil com o lançamento do Q8) e oferece ainda mais espaço interno (com direito ao maior porta-malas da categoria), novo multimídia e mais itens de segurança e assistência à direção.
Pra começar, ele cresceu em todas as dimensões e foi para o segmento superior dos SUVs compactos, com 4,48 metros de comprimento (97 milímetros maior que a geração anterior), 1,84 metro de largura (sem os retrovisores e 25 milímetros maior que o antecessor), 1,61 metro de altura e 2,68 metros de distância entre eixos (77 milímetros a mais).
No estilo, chama a atenção logo pela grade com desenho octogonal e pelos novos faróis de led. Nas laterais, a linha de ombro fornece uma impressão ainda mais robusta sobre os arcos das rodas.
Suportadas por um longo aerofólio de teto, que também acompanha o vidro traseiro na lateral, as colunas C têm inclinação acentuada na linha da carroceria e criam uma aparência de impulso à frente.
As lanternas estão maiores e se dividem entre a carroceria e a tampa do porta-malas. E cada versão tem rodas de liga leve exclusivas e com tamanhos diferentes: elas são de 17 polegadas na Prestige, de 18 polegadas na Prestige Plus e de 19 polegadas na Black.
O cliente pode escolher entre 9 cores: azul Cosmos, branco Ibis, branco Geleira, cinza Cronos, cinza Nano, laranja Pulse, prata Florete, preto Mito e vermelho Tango.
A mecânica é a mesma em todas as versões: 1.4 turbo a gasolina com 150 cavalos e câmbio automático de 6 marchas com dupla embreagem, palhetas no volante para trocas em modo manual e 5 modos de condução, indo de conforto a esportivo e que mudanças na resposta do acelerador, no esterçamento e nas características da transmissão. Chega aos 100 km/h em 9,3 segundos e atinge os 207 km/h.
Dentro, além do maior espaço para os ocupantes, vale ressaltar a versatilidade oferecida pelo banco traseiro, que é corrediço e pode mover 150 milímetros. O resultado é uma mala que leva entre 530 e 1.525 litros. E o assoalho pode ser ajustado em 2 níveis, facilitando colocar bagagens pesadas. Os passageiros do banco de trás também têm descansa-braço central (com 2 porta-copos) e apoios de cabeça inclináveis.
O interior também ficou mais requintado e tecnológico. Visualmente, o painel se inspirou no desenho octogonal da grade frontal, trazendo quadro de instrumentos digital na versão Prestige, quadro esse que passa a ser configurável e tem 10,25 polegadas nas versões Prestige Plus e Black. O multimídia tem 8,8 polegadas, pode ser comandado pela voz e aceita iPhone e Android.
Junto com os controles do ar, o painel é inclinado em 10 graus em direção ao motorista e a central de botões de iluminação – que substituiu o controle giratório do anterior – vem encaixada no painel à esquerda do volante.
Em equipamentos de série, a versão Prestige já traz controle de descida em ladeira, assistente de partida em rampa, piloto automático com controle de velocidade, tomada 12 volts e 4 entradas USB, sendo duas na frente e duas para quem vai no banco traseiro.
A versão intermediária Prestige Plus acrescenta chave com sensor de presença, ignição por botão, ar condicionado dualzone e conjunto óptico todo de led com ajuste automático de altura e indicador dinâmico nos piscas, bem como tampa da mala com abertura e fechamento elétricos e que também abre ao passar o pé embaixo do parachoque traseiro.
Além disso, os retrovisores externos são rebatíveis automaticamente e os frisos e as longarinas do teto são cromados. No escuro, o pacote de iluminação ambiente estabelece pontos de luminosidade no console central e nas portas.
A versão topo de linha Black inclui teto solar panorâmico, revestimento de Alcantara, assistente de estacionamento semiautônomo e detalhes pretos na moldura da grade, nos frisos das portas, nos retrovisores e nas longarinas do bagageiro. Pra aumentar a esportividade, os bancos dianteiros e o volante – este aplanado e revestido de couro – têm desenho esportivo.