Renault tem carsharing elétrico em Paris
O grupo Renault e a Ferrovial lançaram em Paris, na França, o Zity, um serviço de compartilhamento sustentável que oferecerá uma frota de 500 veículos 100% elétricos Zoe, com grande flexibilidade de períodos de reserva e disponibilidade no lugar certo e na hora certa por meio de aplicativo. O grupo Renault é pioneiro em veículos elétricos na Europa e a Ferrovial é um dos principais operadores mundiais de infraestruturas e prestação de serviços urbanos, iniciada com sucesso em 2017, com o mesmo serviço em Madrid, na Espanha – onde oferece 725 Zoe.
O Zity oferece veículos elétricos Renault Zoe 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma flexibilidade quase tão abrangente como ter um carro próprio. Por meio do aplicativo, os usuários visualizam o veículo mais próximo do seu local, a qualquer hora do dia ou da noite. O Zoe leva 5 pessoas e é equipado com câmera de ré, sensores de proximidade, GPS, multimídia e piloto automático, além de oferecer cadeirinhas para crianças.
A reserva é feita de forma instantânea e o veículo é destravado pelo aplicativo. Pra finalizar a locação, o veículo deve ser estacionado em qualquer vaga de estacionamento público ao ar livre e trancado. E depois de Madrid e Paris, o serviço poderá ser ampliado para outras cidades nos próximos anos.
O Zity é um serviço de locação por minuto de veículos elétricos em sistema de compartilhamento. Os carros são distribuídos por toda a capital francesa em vagas de estacionamento comuns. O carsharing permite acesso rápido sem a necessidade de planejar previamente a duração do período da locação ou o destino final do trajeto. Ele também oferece preços competitivos e adaptados às necessidades, sem taxa de inscrição nem assinatura, com cobrança por minuto, por período (4, 8 ou 24 horas) ou por crédito de tempo. Por ser elétrico, o Renault Zoe transmite em tempo real todas as informações do painel de instrumentos, incluindo o nível da bateria. E quando atinge o nível mínimo de carga, fica indisponível pra locação, sendo recolhido para ser recarregado.