Carros

Volvo XC40 agora tem versão elétrica

Quem entra no site da Volvo, é questionado primeiro se deseja ou não um carro ‘com ou sem fio’. É que a fabricante sueca lançou o XC40 Recharge, seu 1º carro totalmente elétrico e o 1º a caracterizar seu novo conceito de linha de carros eletrificados, chamado de Recharge. O SUV usa um trem de força totalmente elétrico com 408 hp e tração nas 4 rodas, oferecendo autonomia de mais de 400 quilômetros com uma única carga. A bateria carrega até 80% em 40 minutos, usando um sistema de carregamento rápido.

O XC40 elétrico mantém todos os recursos que tornaram o SUV um dos mais vendidos da Volvo. E sem a necessidade de uma grade (por não precisar de tanto fluxo de ar para fins de refrigeração) e de escapamento, ele ficou com um design ainda mais limpo e moderno. Há uma grade, sim, que é exclusiva da versão e que vem na cor do carro (são 8 opções, incluindo a nova verde Sage) e inclui novos sensores de segurança. Já o teto sempre vem na cor preta e há rodas de 19 e 20 polegadas.

Dentro, o XC40 Recharge ganhou um painel específico para veículos elétricos, para manter o motorista atualizado com informações como carga da bateria. Sustentável, traz também tapetes feitos de materiais reciclados e ganhou mais espaço de armazenamento nas portas e sob os assentos, gancho dobrável para pequenas bolsas e lixeira removível no console do túnel, além de um exclusivo compartimento de carga frontal sob o capô, para 30 litros – o motor elétrico é pequeno.

O multimídia foi criado em parceria com a Google e usa todos os sistemas Android, como o Assistant, o Maps e o Play Store embutidos e com atualizações em tempo real, já que o XC40 elétrico também é o primeiro Volvo a receber atualizações de software e sistema operacional na nuvem. Assim, usando a voz é possível controlar a temperatura do ar condicionado, definir um destino no GPS e tocar suas músicas e podcasts favoritos, além de enviar mensagens.

Muito seguro, o XC40 Recharge ganhou estrutura frontal nova, pra lidar com a ausência de motor. No piso, a bateria é protegida por gaiola de alumínio e reduz o centro de gravidade, melhorando a estabilidade e protegendo contra capotamentos. Também é o 1º com radares, câmeras e sensores ultrassônicos, que estabelecerão as bases para a futura introdução da tecnologia de condução autônoma.

RECHARGE – Nos próximos anos, a Volvo lançará um carro totalmente elétrico todo ano, com o objetivo de vender no mundo 50% de automóveis totalmente elétricos até 2025 – os outros 50% serão híbridos. Recharge será um nome geral para todos os Volvos que tenham motor híbrido plug-in ou que sejam totalmente elétricos. Para atender ao crescimento previsto em relação aos carros da linha Recharge, a Volvo triplicará a capacidade de produção de veículos eletrificados e já quer que os híbridos plug-in representem 20% das vendas ainda este ano.

Volvo XC40 Recharge Battery Package

Atualmente, os modelos eletrificados representam 22% no volume total de vendas no Brasil, mas a meta para 2020 é chegar a 40% de participação dentro do portfolio, não só direcionado pelo aumento de volume, mas também pelo lançamento de novas versões eletrificadas, como a XC40 Plug-in Hybrid, com chegada prevista para este 1º trimestre.

Volvo XC40 Recharge P8 AWD in Glacier Silver

Todos os Volvos terão uma opção da linha Recharge, fazendo da marca a única a oferecer uma variante plug-in em todos os modelos de sua linha.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios