Serviços

Ações do Governo do Pará resultaram em férias sem mortes no trânsito por embriaguez

A Coordenadoria de Operações do Departamento de Trânsito do Estado do Pará não registrou nenhuma morte no trânsito por embriaguez ao volante no período de 27 de junho a 5 de agosto de 2019, um resultado significativo do trabalho de conscientização desenvolvido pelo órgão. Só pra lembrar, dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é uma infração gravíssima, tipificada no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro e que recebeu atenção especial das equipes do departamento com as operações Lei Seca em vários municípios. “Algumas autuações foram feitas, inclusive de pessoas que se negaram a fazer o teste do bafômetro. Mas o número de pessoas que se conscientizaram e evitaram dirigir alcoolizados foi maior, como mostram os dados. A prova maior é que nenhuma morte por alcoolemia foi registrada durante a Operação Verão.”, ressaltou o diretor-geral do Detran-PA, Marcelo Guedes.

Foram registradas 342 infrações ao artigo 165 – sendo 230 infrações e 112 recusas ao teste com o etilômetro, também tipificado no mesmo artigo do CTB – e 92 crimes de trânsito, quando o condutor apresenta concentração igual ou superior a 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões ou sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Conselho Nacional de Trânsito, alteração da capacidade psicomotora. Agentes do Detran-PA também registraram 7.793 notificações, resultando em 3.239 autuações e no recolhimento de 283 documentos. Entre as infrações estão licenciamento atrasado (1.533), não uso de capacete (967), não uso de luz em rodovia (598) e ultrapassagem na contramão (427).

Em relação a acidentes, foram 41 registros nos 18 primeiros quilômetros da rodovia BR-316 (que compreende a área de atuação do Detran-PA), sendo 33 com danos materiais e 8 com vítimas (duas fatais). Em Salinópolis, onde estão as praias mais procuradas por veranistas, foram registrados 5 acidentes, sendo um com vítima fatal. Já em Santa Bárbara do Pará, município às margens da estrada de acesso à ilha do Mosqueiro, foram 7 registros, sendo 4 com vítimas. Os acidentes com vítimas não foram causados pela combinação entre álcool e direção, e sim por fatores como excesso de velocidade e falta de atenção dos condutores.

Um efetivo de 292 agentes de fiscalização atuou na região metropolitana de Belém e em mais 20 municípios do interior do Pará durante o período das férias escolares, com ações principalmente em Salinópolis. Os agentes contaram com o apoio de 35 viaturas, 18 motocicletas e 2 quadriciclos.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios