Tecnologia

As incríveis tecnologias de segurança do novo Peugeot 208

Sucesso na concessionária Montpellier Peugeot, o novo 208 está num patamar acima da concorrência em design e prazer de dirigir. E quando o assunto é tecnologia, também faz bonito, sendo a nova referência em segurança do segmento.

A utilização de uma das plataformas mais modernas do Grupo PSA permitiu ao novo Peugeot 208 a incorporação de um conjunto de tecnologias de segurança sem precedentes no mercado brasileiro, não apenas entre os hatches compactos, como também em segmentos superiores. Conheça-as.

O Alerta de Colisão avisa o motorista se há algum risco de colisão com o veículo à frente ou com um pedestre atravessando a rua. Dependendo da situação detectada e do nível de alerta configurado, diferentes tipos de avisos podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos.

A Frenagem de Emergência entra em ação automaticamente pra reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão, caso o motorista não reaja da forma esperada após os alertas de colisão – ou no caso de uma situação súbita de risco de choque.

Baseado nas imagens captadas por câmera na parte superior do parabrisa, o sistema atua diretamente nos freios, caso seja detectado o risco de atropelamento ou de batida contra outro carro rodando na mesma direção ou estacionado.

O sistema de Alerta e Correção de Mudança de Faixa conta com uma câmera na parte superior do parabrisa, que é capaz de reconhecer as linhas (contínuas ou seccionadas) da estrada. É com base no processamento dessas imagens que um alerta é emitido no caso da transposição involuntária das demarcações, tanto das faixas de rolagem como das bordas da via.

O sistema funciona em velocidades superiores a 60 km/h e o alerta é dos tipos sonoro e visual. Mais que o aviso, ele faz uma correção na trajetória do veículo: assim que identifica risco de ultrapassagem involuntária da sinalização de solo, a direção é automaticamente corrigida pra manter o novo 208 dentro dos limites da faixa de rolamento.

Tem ainda o Auxílio de Farol Alto, onde essa mesma câmera de vídeo no alto do parabrisa também é usada na ativação automática do facho alto dos faróis. A câmera tem a capacidade de captar, processar, interpretar e diferenciar as mais variadas fontes luminosas à frente do hatchback. Assim, o sistema de iluminação alterna automaticamente entre luz alta e luz baixa em função do ambiente. Na prática, ele desativa o farol alto ao detectar veículos no sentido da via ou oposto, voltando a elevar o facho quando a situação permitir.

O Reconhecimento de Placas de Velocidade também faz uso da câmera de vídeo no alto do parabrisa pra ler as placas de velocidade máxima na via. Então, faz uma apresentação gráfica da placa no painel de instrumentos e, ao mesmo tempo, usa as informações sobre limites de velocidade contidos nos mapas do sistema de navegação. De alta precisão, o recurso difere as sinalizações destinadas a automóveis das específicas para veículos pesados.

O Detector de Fadiga avalia o tempo ininterrupto de condução, a velocidade e o comportamento do novo 208. Se o sistema entender que o motorista está desatento ou viajando por mais de duas horas em velocidades superiores a 65 km/h, um alerta é emitido, orientando-o a fazer uma pausa.

E há o sistema VisioPark 180°, que funciona assim: quando engatada a ré, o multimídia mostra imagens captadas pela câmera traseira. Pra permitir uma manobra fácil, precisa, rápida e segura, estas imagens são exibidas em 3 modos de visualização: Zoom, Standard e 180 graus, que se revezam de forma complementar e automática nas fases da manobra.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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