Audi A3 Sedan e Sportback chegando com novas gerações
A Audi já está comercializando no Brasil as novas gerações do A3 Sedan e do A3 Sportback, cujas primeiras unidades estão desembarcando como ano-modelo 2022.
Em sua 4ª geração na versão Sportback e 2ª geração na Sedan, o A3 é o modelo mais vendido da história da Audi no Brasil, sendo que no mundo ultrapassou a marca de 4 milhões de unidades comercializadas.
Importada da Alemanha, a versão Performance Black custa R$ 264.990 na pré-venda, na modalidade venda direta.
EXTERIOR – A nova geração do A3 chama a atenção pela ampla grade do radiador e pelas grandes entradas de ar, sendo que a linha de ombro da carroceria se estende suavemente dos faróis às lanternas e a área logo abaixo dessa linha nas laterais é curvada para dentro – dando maior ênfase aos arcos das rodas.
É possível adicionar faróis ultramodernos, com assinaturas luminosas personalizadas ao entrar e sair e compostos por 15 segmentos de led acionados individualmente, capazes de direcionar o facho de luz sem ofuscar outros motoristas.
Dentre as cores disponíveis estão as sólidas azul Turbo e branco Ibis, as metálicas amarelo Píton, azul Navarra, branco Geleira, preto Mito e vermelho Tango, além da perolizada cinza Daytona.
Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metro de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de 3 centímetros nestas dimensões, comparando com o antecessor. Já altura (1,43 metro) e distância entreeixos (2,64 metros) não mudaram.
E dependendo da inclinação do banco traseiro, a mala leva entre 380 e 1.200 litros, com piso regulável em várias alturas.
Já o A3 Sedan cresceu em todas as dimensões, menos na distância entreeixos: tem 4,50 metros de comprimento (+4 centímetros), 1,82 metro de largura (+2 centímetros) e 1,43 metro de altura (+1 centímetro).
Isto resultou num aumento de 2 centímetros na altura da cabeça na parte frontal e em mais espaço para os cotovelos.
E a mala leva entre 425 e 1.200 litros, trazendo ainda tampa com abertura automática sem precisar usar as mãos.
CABINE – A Audi se inspirou no Lamborghini Urus (pra quem não se lembra, a montadora italiana pertence à fabricante alemã) para decorar o interior, como se pode ver nas saídas de ar do painel e na nova alavanca do câmbio, com acionamento eletrônico e agora sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado pra realizar a troca.
O revestimento interno pode ser nas tonalidades bege, cinza ou preto.
Vale ressaltar os bancos dianteiros superesportivos com apoios de cabeça integrados, o acabamento de alumínio, as novas maçanetas das portas, o painel com aparência preto brilhante, o mostrador digital de 12,3 polegadas (que permite 3 visualizações diferentes) e o multimídia de 10,1 polegadas, que reconhece até letras inseridas à mão.
Eles vêm também com teto solar panorâmico, volante com base plana, kit exterior S Line, 6 airbags, rodas de liga leve de 18 polegadas, ar condicionado dualzone e sistema de estacionamento autônomo.
De opcionais, podem ganhar som Bang&Olufsen, espelhos retrovisores externos de fibra de carbono (no Sedan até o aerofólio pode vir em carbono), luzes ambiente customizáveis e pacote interior com pedais de alumínio e revestimento em couro no painel, no console central, nas laterais das portas e no volante.
POWERTRAIN – Tanto a versão Sedan quanto a Sportback vêm com motor 2.0 turbo a gasolina de 190 cavalos, acoplado a um câmbio automático de dupla embreagem e 7 marchas, com 5 modos de direção.
A suspensão traseira independente combina conforto com boa performance, sendo que cada amortecedor se adapta às condições do piso e ao modo de direção, criando um rolamento e um manuseio ágil.
LIMITED – A Audi também está oferecendo um lote limitado (300 unidades) do novo A3 com motor 1.4 turbo, ainda em pré-venda a partir de R$ 229.990 na modalidade venda direta, que chega no último trimestre de 2021.
É a versão S Line Limited, disponível nas duas carrocerias e que entrega 150 cavalos de potência, num propulsor acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades com 5 modos de direção
Dentro, traz quase os mesmos itens da versão Performance Black, só mudando no multimídia (que tem 10 polegadas).
E pode ganhar opcionais como detalhes em fibra de carbono e sistema de som com 10 alto-falantes.
Dentre as cores exteriores disponíveis estão a branco Ibis (oferecida sem custo) e as metálicas e/ou perolizadas amarelo Píton, azul Navarra, azul Turbo, branco Geleira, cinza Daytona, preto Mito e vermelho Tango – que são pagas.
E no interior é possível escolher um revestimento entre as tonalidades preto, cinza e bege.