Columbus Sport Hybrid é um megaiate que concilia requinte e sustentabilidade
Produzido pelo estaleiro italiano Palumbo Shipyards, o megaiate Columbus Sport Hybrid 130’ impressiona por diversos aspectos, a começar pelo tamanho (40 metros de comprimento e 8,20 metros de boca) e pelo design atraente e futurista.
Dentro, todos os cômodos da embarcação ecológica chamam a atenção pelo requinte e pelo extremo bom gosto.
Ele tem capacidade para acomodar 12 convidados em 4 cabines no deck inferior e no grande camarote do dono, no convés principal. Mas tudo pode ser remanejado conforme a necessidade do dono.
Assinada pela HotLab, a decoração foi toda desenvolvida com cores monocromáticas, utilizando materiais finos e sem muitos contrastes, pensando exatamente em ressaltar essa sofisticação.
Mas o maior trunfo do iate está embaixo do casco: um sistema híbrido composto por 2 motores elétricos e 2 geradores, utilizados para alimentar os propulsores a diesel e capazes de fazer a embarcação atingir 7,5 nós (equivalente a 14 km/h) quando movida apenas a eletricidade.
Esse desempenho só é possível porque o megaiate é todo feito em alumínio, material que o deixou bem mais leve e muito mais econômico – tanto que sua autonomia é de 5 mil milhas náuticas, equivalente a 9.260 quilômetros.
Todo o projeto do Columbus foi executado tendo como palavra de ordem a consciência ambiental, mas de forma a não sacrificar o alto nível de desempenho e de conforto.
Outro destaque são as grandes janelas e as paredes de vidro, que além de proporcionar aos hóspedes uma vista panorâmica para o mar, também permitem uma abundante entrada de luz natural, ressaltando a consciência ecológica do projeto.
Quando ele foi lançado, em 2013, custava US$ 30 milhões, mas o valor pode mudar dependendo da configuração e da decoração interna.
E uma nova versão lançada em 2016 o deixou mais barato, saindo por 16,8 milhões de dólares.