Família Porsche Boxster completou 25 anos de sucesso
O modelo Boxster tem um significado muito especial para a Porsche, pois representa um marco no novo direcionamento da estratégia de veículos da fabricante germânica, devido ao caminho que abriu durante as adversidades econômicas enfrentadas na metade dos anos 1990.
Isso se refletiu no primeiro motor de 6 cilindros refrigerado a água e no conceito de peças de substituição inteligentes, que foram apresentadas com o roadster inovador.
Esse conceito foi incorporado ao modelo 996 da geração 911, lançado um ano mais tarde e que permitiu que a montadora alemã voltasse a ser lucrativa.
O esportivo de dois lugares e preço atraente cativou novos consumidores desde o seu lançamento.
Em termos de aparência, ele reavivou imagens do lendário 550 Spyder e do carro de corrida 718 RS 60 Spyder.
O protótipo foi tão bem recebido em janeiro de 1993 que a Porsche partiu para a produção oficial, não mudando quase nada em relação ao carro-conceito apresentado.
Quando o modelo de produção foi lançado em agosto de 1996, a semelhança com o carro-conceito era inquestionável.
Como ele compartilhava a dianteira do modelo 996 da geração 911, não havia dúvidas sobre a sua linhagem.
E seu motor de seis cilindros instalado no centro, que inicialmente tinha 2,5 litros e 204 cavalos de potência, vinha com refrigeração a água, quatro válvulas e temporização de entrada variável.
A 1ª geração 986 Boxster recebeu motor 2.7 em 1999, inicialmente com 220 cavalos e depois com 228 cavalos.
O Boxster S foi turbinado com um motor 3.2 de 6 cilindros e 252 cavalos, que logo passou a oferecer 260 cavalos.
A geração 987 foi lançada em 2004 trazendo rodas de liga leve de 17 polegadas, novo interior, amortecedores variáveis, freios de cerâmica e pacote Sport Chrono, oferecendo entre 240 e 280 cavalos – mas no fim de seu período de produção, o motor 2.9 já gerava 255 cavalos e o 3.4 gerava 310 cavalos de potência.
A transmissão automática de dupla embreagem também substituiu o antigo câmbio automático.
Em 2012 chegou o modelo 981 Boxster, com carroceria mais leve, novo chassi, braços dos eixos ainda mais curtos, parabrisa que se movia pra frente e teto elétrico em tecido que funcionava sem uma tampa de compartimento superior.
Motores boxer mais econômicos foram desenvolvidos para receber injeção direta a gasolina, iniciando com um 2.7 de 6 cilindros e 265 cavalos de potência e um 3.4 de 315 cavalos de potência.
Em abril de 2014, o Porsche Boxster GTS foi lançado, trazendo incríveis 330 cavalos de potência.
Já o Boxster Spyder foi sensação mundial, com o seu motor 3.8 de 375 cavalos de potência.
A geração atual 982 do 718 Boxster definiu um novo trajeto em janeiro de 2016, com o lançamento dos motores turbo de 4 cilindros, sendo que o 2.0 gera 300 cavalos e o 2.5 gera 350 cavalos graças à turbina de geometria variável.
Já o novo modelo Boxster GTS atingiu a potência de 365 cavalos.
Na metade de 2019, a nova edição do Boxster Spyder chegou ao topo da linhagem, utilizando o mesmo propulsor do modelo 718 Cayman GT4: um 4.0 de 420 cavalos de potência.
E desde 2020 o motor 4.0 de 6 cilindros também turbina a potência de 400 cavalos do 718 Boxster GTS.