Ford desenvolve tecnologia que ajuda a localizar vaga de estacionamento

Estudos mostram que, em grandes cidades, cerca de 30% do trânsito é causado por veículos à procura de espaço para estacionar, o que gera perda de tempo e dinheiro. Esse problema se deve não só à falta de vagas, mas também à dificuldade de encontrá-las. Pensando nisso, a Ford Europa desenvolveu uma nova tecnologia de conectividade em parceria com a Vodafone (operadora global de telecomunicações) e que ajuda a localizar essas vagas. Chamado Guia de Vagas de Estacionamento, ela também dá informações sobre o estado das ruas e dos sinais de trânsito.
Além dessa tecnologia voltada para a mobilidade, a Ford e a Vodafone estão desenvolvendo outros recursos, entre eles:
• Um sistema de assistência de semáforos, que mostra no painel do carro o tempo restante para os sinais à frente mudarem para vermelho ou verde. Esse aviso antecipado ajuda a evitar frenagens bruscas e melhora a fluidez do trânsito, já que o motorista convenientemente ajusta sua velocidade.
• Um sistema de informação de túneis, que alerta sobre fechamento de faixas, limites de velocidade e veículos lentos à frente.
• O Vario Display, que mostra no painel do carro eventos capazes de afetar o tráfego naquele momento, como maratonas, shows ou jogos de futebol.
• Sistemas de controle de tráfego, que melhoram o fluxo de tráfego nas estradas, adaptando os limites de velocidade.
• Transmissão inteligente de sinais de trânsito, que exibe o limite de velocidade e alertas de perigo diretamente no painel do veículo, usando uma conexão de celular.
• Alerta de mau tempo, que permite ao carro comunicar as condições meteorológicas para outros veículos próximos. Se os limpadores do para-brisa detectam chuva, por exemplo, o automóvel avisa os outros motoristas próximos, que assim podem ajustar suas velocidades ou rotas.

Noutros testes feitos anteriormente, a Ford já demonstrou a eficiência da tecnologia que alerta os motoristas sobre acidentes na pista, exibindo a localização exata dos veículos de emergência próximos e a melhor maneira de sair do caminho. O objetivo agora é permitir que o motorista tome as melhores decisões, mas a comunicação carro-a-carro e carro-a-infraestrutura também poderá ter um papel importante no controle dos futuros automóveis autônomos.