Ford investe em desenvolvimento de software baseado na nuvem
A Ford vem investindo na Pivotal, empresa especializada em plataforma de software baseada na nuvem, com sede em San Francisco, nos Estados Unidos. O objetivo é aumentar a sua capacidade de desenvolvimento de programas e trazer inovações de forma mais rápida para os consumidores. Com isso, ela quer acelerar sua transformação de empresa automotiva voltada para a mobilidade, mas sem perder o foco no seu negócio principal, que é projetar, fabricar, vender, financiar e fornecer serviços para carros, utilitários, picapes, caminhões e veículos elétricos. Ao mesmo tempo, quer buscar novas oportunidades com o Smart Mobility, seu plano pra ser líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do consumidor e análise de dados.
A Ford e a Pivotal atuaram juntas na criação do FordPass, plataforma que oferece novos serviços aos consumidores, como acesso remoto ao veículo por aplicativo de smartphones e soluções de mobilidade como estacionamento e carros compartilhados. Inovando e interagindo rapidamente, a Pivotal e os engenheiros da Ford trabalham para criar novas experiências nesse sentido. E, a partir desse relacionamento, a Ford quer acelerar a incorporação das metodologias avançadas de desenvolvimento de software da Pivotal nos seus times de tecnologia da informação, desenvolvimento do produto, pesquisa e engenharia avançada.
SOFTWARES – As metodologias avançadas da Pivotal ampliam a capacidade de software da Ford, já muito robusta, aplicada nos motores EcoBoost, no sistema de conectividade Sync 3 e nas tecnologias de assistência ao motorista, como o sistema de estacionamento automático.
O software desempenha um papel crescente nos novos veículos. Em 2016, a F-150, por exemplo, trazia mais de 150 milhões de linhas de código, enquanto que um smartphone tinha em média 12 milhões. Cada vez mais, os engenheiros usam softwares para o controle preciso do desempenho do veículo, como a calibração do motor e da transmissão, bem como para melhorar a experiência de conectividade.
O software é, de fato, o segredo da economia de combustível do motor EcoBoost. Com ele, os engenheiros podem otimizar o uso de cada gota de combustível, em nível molecular. Grande parte das patentes que a Ford gerou com a tecnologia EcoBoost está associada a controle de software e calibração.