Higiene no carro é imprescindível
Com o objetivo de proteger a saúde, protocolos de higienização já são adotados por muitos segmentos. Algumas montadoras, inclusive, fazem a higienização do veículo zero quilômetro antes de entregá-lo ao cliente – tendência que virou regra. E para se locomover em segurança, as pessoas também passarão a higienizar mais seus próprios carros, para evitar a propagação da Covid-19.
Especialistas explicam que, para uma limpeza automotiva, existem formas mais eficazes de proteção que o álcool gel. Por isso, toda vez que entrar e sair do carro, é importante usar álcool gel nas mãos, mas no interior do veículo, o álcool 70% pode ser usado apenas com borrifador.
Especialistas recomendam iniciar a higienização de maçanetas, volantes, câmbio e painel com um pano úmido e detergente neutro, que é uma substância mais adequada para não danificar peças dos automóveis.
Ao dirigir, a recomendação é renovar o ar, de preferência com as janelas abertas. Também é uma opção deixar ligado o botão do ar condicionado que indica a renovação de ar constante, com o uso de ar externo. Outra dica é fazer periodicamente a limpeza e a manutenção do filtro.
Ao passar em pedágios e guichês de pagamento, evite o contato com objetos e pessoas na hora de pagar e opte por estabelecimentos que adotem tecnologias sem contato – ou seja, abertura de cancelas sem a necessidade de contato físico para manuseio de dinheiro, cartão ou tickets.
Caso não possa fazer a limpeza, é necessário buscar empresas de confiança que façam a higienização e a desinfecção do veículo. E lembre-se que quanto mais pessoas usam o carro, mais vezes ele precisa ser lavado, pra evitar a contaminação.