Honda Legend ficou ainda mais seguro com novo pacote de tecnologia
A Honda lançou no Japão o novo Legend equipado com a tecnologia de segurança denominada Sensing Elite, que representa um novo patamar nesse quesito, pois acrescenta novidades ao já conhecido pacote Sensing.
Uma delas é o piloto automático adaptativo com direção autônoma Nível 3, onde o carro dirige sozinho em vias expressas com tráfego congestionado, usando mapas tridimensionais, satélites e sensores pra monitorar o sedã, acelerando e freando sem precisar da ajuda do motorista, além de sempre mantê-lo na sua faixa de trânsito.
Mas um diferencial é que o sistema pode fazer o Legend ultrapassar o carro à sua frente, mudando de faixa e depois voltando à faixa onde estava, já à frente do carro mais lento que ultrapassou.
Enquanto o Legend está sob o controle do sistema, o motorista pode assistir TV ou DVD na tela do multimídia ou operar o sistema de navegação para pesquisar um endereço, por exemplo.
Já quando o veículo solicita ao motorista a retomada do controle da direção e não obtém resposta, o sistema desacelera o carro até pará-lo, inclusive mudando de faixa até chegar ao acostamento.
O sistema pede para que o motorista responda à solicitação utilizando recursos visuais, auditivos e alertas táteis, incluindo sons de alarme e até mesmo vibração no cinto de segurança.
Os equipamentos externos projetados exclusivamente para este Honda Legend incluem luzes de posição azuis nos parachoques dianteiro e traseiro, bem como rodas de alumínio exclusivas.
Dentro, há luzes indicativas que apresentam posições, cores, tamanhos, brilhos e outros detalhes, bem como o medidor gráfico em tela digital de 12,3 polegadas – que exibe o status operacional, a situação de direção e as solicitações do sistema.
As luzes indicativas ficam posicionadas no volante, na parte superior da tela de navegação e no porta-luvas.
Quando a direção autônoma é ativada, a luz no volante acende e quando o piloto automático adaptativo é ativado, outras luzes também acendem – todas na tonalidade azul.
Quando o sistema solicita a retomada de controle do volante por parte do motorista, todas as luzes indicativas mudam para a tonalidade laranja e piscam, para enviar uma mensagem.