Carros

Mercedes-AMG One traz tecnologia da Fórmula 1 para as ruas

Para marcar o 55º aniversário da AMG, a Mercedes-Benz apresentou uma versão de produção do One, hiperesportivo de dois lugares que traz pela primeira vez para as ruas a tecnologia de acionamento híbrido da Fórmula 1.

Esse desempenho híbrido produz 1.063 cavalos graças a um motor à combustão de 574 cavalos combinado com 4 motores elétricos que geram 611 cavalos. Com isso, atinge a velocidade máxima limitada de 352 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, de 0 a 200 km/h em 7 segundos e de 0 a 300 km/h em 15,6 segundos. Já o consumo combinado é de 11,4 km/litro, enquanto que a autonomia no modo elétrico é de apenas 18,1 quilômetros.

O hipercarro utiliza várias tecnologias das pistas de corrida, trazendo monocoque feito de fibra de carbono e corpo do mesmo material, além de suspensão ativa e rodas de 19 polegadas na frente e de 20 polegadas atrás, calçadas com pneus 285/35ZR e 335/30ZR, respectivamente.

Oferecendo mais que um carro de corrida de F-1 em alguns momentos, tem tração integral totalmente variável com eixo traseiro de tração híbrida e eixo dianteiro acionado eletricamente com vetorização de torque. Mas também pode ser conduzido puramente em modo elétrico. A tração híbrida oriunda da Fórmula 1 é composta pela unidade híbrida, pelo motor à combustão turbo e pelos 4 motores elétricos, sendo que um foi integrado ao turbo e outro foi instalado direto no motor à combustão, enquanto 2 motores acionam as rodas dianteiras.

Montado em posição central na frente do eixo traseiro, o motor a gasolina híbrido 1.6 V6 turbo assistido eletricamente vem acoplado a uma transmissão automatizada de 7 velocidades. Mas para maior durabilidade e o uso de gasolina super plus comercial, ele fica abaixo do limite de rotações da Fórmula 1. O sistema de armazenamento de energia de íons de lítio combina alta potência e baixo peso para aumentar o desempenho.

Pesando 1.695 quilos e medindo 4,75 metros de comprimento, 1,26 metro de altura e 2,01 metros de largura, o Mercedes-AMG One teve somente 275 unidades produzidas, todas comercializadas antes da sua entrega – sendo 3 delas para o Brasil. Eis o custo de cada uma: 2 milhões e 750 mil dólares.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios