O período de isolamento social mudou a rotina dos consumidores, que buscam cada vez mais serviços de delivery, como os oferecidos por restaurantes, farmácias e supermercados. Essenciais para que as famílias não precisem sair de casa, os motoboys movimentam as ruas para realizar entregas a domicílio.
Principal instrumento de trabalho dos entregadores, a moto tem sido usada com mais frequência e requer maior atenção em itens vitais pra garantir seu bom funcionamento e manter a segurança. Freios, embreagem e pneus exigem cuidados, mas confira a lista completa de peças que exigem atenção:
CABOS – Se desgastados, os cabos da embreagem, do acelerador e do freio têm grande risco de estourar, colocando a vida do motoboy em perigo. A moto precisa que esses cabos estejam regulados, em boas condições e lubrificados para o bom funcionamento da moto. O manuseio pesado da moto indica que chegou a hora da troca dos cabos. Cabos desgastados têm maior risco de estourar – por isso a manutenção deve estar sempre em dia.
Outro ponto relevante é a lubrificação do cabo. Em alguns modelos, eles têm proteção e não precisam de lubrificação. Exemplo: os da marca K-Cabos têm proteção interna de nylon, que é auto deslizante e, por isso, não sendo indicada a lubrificação, pois pode causar oxidação, reduzindo sua vida útil.
EMBREAGEM – A embreagem comanda a força enviada à roda pelo motor e as peças que compõem o sistema devem estar em boas condições pra garantir seu pleno funcionamento. Entre os componentes do kit de embreagem estão disco, campana, platô, flange e cabos. Os sinais que indicam que a embreagem precisa de manutenção vão de perda de rendimento e força da moto a dificuldade pra mudar a marcha e trepidação. Em ambientes urbanos, onde a troca de marchas é mais frequente, o sistema tende a se desgastar de forma mais rápida, mas alguns cuidados ao pilotar podem auxiliar para o aumento da vida útil do conjunto. A embreagem pode sobrecarregar com o hábito de trocar de marcha sem desacelerar, sair em arrancadas bruscas e desligar o motor na descida.
FILTROS – O cuidado com a troca dos filtros é fundamental, uma vez que a falta de manutenção pode ocasionar riscos para o bom funcionamento da moto. Cada tipo de motocicleta tem um prazo específico pra troca dos filtros. Filtro de ar desgastado permite que impurezas como poeira e até pedras entrem em contato com componentes internos do motor, formando um sistema abrasivo que danifica as peças e encurta sua vida útil. O mau funcionamento do filtro de óleo também influencia no trabalho do motor.
A negligência na troca do filtro de combustível possibilita a entrada de impurezas direto na linha de alimentação de combustível, podendo entupi-los, o que influenciará no consumo de combustível.
FREIO – O uso em ambientes urbanos exige do sistema de frenagem e as pastilhas de freio têm importância pra parar a moto. O ruído que as rodas emitem ao frear pode ser um sinal de que algo não vai bem, embora nem sempre interfira na eficiência da frenagem. Mas é preciso ficar atento, já que o material pode apresentar desgaste com o tempo e o ferro da base da pastilha emite barulho ao entrar em contato com o disco de freio em movimento. Nessa situação, a troca da peça já passou da hora.
Após a troca é possível que ocorra ruído, que tende a desaparecer após o período de assentamento entre a pastilha e o disco. Se persistir, o ideal é fazer uma avaliação do sistema. Redução da eficiência de frenagem e barulhos também podem ocorrer devido ao contato da parte metálica do patim no tambor, ocasionado pelo desgaste da lona.
FLUIDO DE FREIO – O hábito de verificar a validade e o nível do fluido de freio é fundamental pra evitar problemas de frenagem. Quando o nível começa a baixar progressivamente, é preciso verificar se está ocorrendo vazamento ou se o problema tem relação com a pastilha de freio, que pode estar desgastada. A recomendação é procurar um local especializado pra avaliar a situação. Vale lembrar que o fluido não deve ser simplesmente completado até o nível e sim substituído.
ILUMINAÇÃO – As lâmpadas do farol, da lanterna, do freio e do pisca alerta devem ser verificadas constantemente. Qualquer problema com elas gera menor visibilidade, trazendo riscos à segurança. E como durante a noite os pedidos via delivery são ainda mais intensos, a atenção deve ser redobrada.
LÂMPADAS – Com o grande número de pedidos de entrega à noite, é preciso ficar atento aos faróis, pra ter visibilidade e segurança. E o sistema para iluminar e sinalizar deve ser verificado constantemente.
PNEUS – Motocicletas requerem pneus de alta qualidade, responsáveis diretos pelo equilíbrio e pela aderência. Pneus deteriorados ou de baixa qualidade conferem menor aderência, deixando o motociclista propenso a acidentes.
Verificar constantemente as condições dos pneus é vital. Eles devem sempre estar calibrados – é preciso verificar a calibragem recomendada pelo fabricante no manual do proprietário e procurar calibrá-los ainda frios – e em bom estado. Essa conferência pode ser feita por meio do relevo que se encontra entre os frisos, cujo desgaste indica que chegou a hora da troca.
TRANSMISSÃO – Essencial para uma pilotagem segura e responsável por transportar de maneira eficiente a potência do motor pra roda traseira da moto, o kit de transmissão deve ser verificado diariamente. Com o aumento da quilometragem rodada, pode haver fadiga na corrente da peça, criando folga que possibilita o desencaixe da corrente ou até sua queda, gerando o travamento das rodas. Todo kit de transmissão deve ter selo de verificação do Inmetro.