Renova Ecopeças reutiliza peças de mais de 12 mil veículos em cinco anos

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas vale ressaltar que apenas 3% do lixo produzido no Brasil é reaproveitado. Segundo dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, pelo menos 30% dele teria potencial para ser reciclado. Pensando em evitar o desperdício e ajudar na sustentabilidade, o Renova Ecopeças, programa da Porto Seguro pioneiro na reciclagem de veículos no país, já usou materiais de 12,5 mil veículos desde 2013. “O Renova Ecopeças reaproveita e recicla quase todas as peças e componentes de um carro. As peças em ótimo estado ou com pequenos defeitos voltam para o mercado, com procedência e garantia”, destaca Fábio Frasson, superintendente da Renova Ecopeças.
Durante os 5 anos de atuação, o Renova Ecopeças já processou 4,7 mil litros de fluido de freio, 45 mil litros de óleo de motor e 31 mil litros de óleo de câmbio ou fluído de transmissão. Além disso, 4 mil baterias foram destinadas para reciclagem, gerando 3 mil toneladas de aço. “Nosso objetivo é garantir a destinação correta de veículos em final de vida útil, através da destinação de seus resíduos e da comercialização de peças de reuso, proporcionando a inclusão social”, finaliza Fábio.

Já o Programa de Reciclagem de Cartões recolhe cartões magnéticos em diversos pontos do país e os transforma em cadernos reciclados. No infográfico acima, você vê o passo a passo.