Nissan Leaf: 10 anos de sucesso
Há 10 anos a Nissan lançava o 100% elétrico Leaf, que desde o início impressionou pela tecnologia avançada, resultando em muita potência e numa experiência de direção única.
Conheça curiosidades sobre esse veículo, que já ultrapassou a marca de 500 mil unidades vendidas em 50 países.
PRÊMIOS – Em 2011, foi o primeiro veículo elétrico a ganhar o troféu de Carro Europeu do Ano e foi considerado o Carro Mundial do Ano. Na América do Sul, também conquistou importantes prêmios da imprensa especializada.
No Brasil, ganhou o mais alto reconhecimento ambiental no Teste Abrangente de Eficiência Energética do Green NCAP e foi eleito o Carro Verde do Ano (revista Autoesporte), Melhor Veículo Elétrico (prêmio Uol Carros), Compra do Ano – Carro Elétrico (revista Motorshow) e Melhor Carro Elétrico, pelo prêmio L’Auto Preferita.
EVOLUÇÃO – Em média, a capacidade e o alcance das baterias do Nissan Leaf aumentaram 120%, ampliando a confiança dos consumidores, ainda mais na utilização no dia a dia.
TECNOLOGIAS – O Leaf introduziu equipamentos sem precedentes, que ajudaram motoristas a otimizar a eficiência, incluindo regeneração da energia da frenagem e um inovador sistema para condução usando só o pedal do acelerador, que permite ao condutor simplificar movimentos na hora de acelerar, desacelerar e parar o carro.
Em segurança, traz Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Sistema Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa, Assistente Inteligente de Frenagem de Emergência, Controle Inteligente de Velocidade, Sistema de Advertência de Ponto Cego, Visão 360 graus Inteligente com Detector de Movimento, Alerta Inteligente de Atenção do Motorista, Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro.
LOCAÇÃO – Desde novembro de 2020, 50 unidades do Leaf estão disponíveis para locação através da Movida.
EFICIÊNCIA – Do início do processo de produção ao final do ciclo de vida dos veículos elétricos, eles geram 80% menos CO² que os veículos com motor a combustão.
BATERIAS – Para quem tem dúvida com o que acontece com as baterias do Nissan Leaf quando elas chegam ao fim da vida útil (apesar de serem extremamente duráveis), saiba que elas são reutilizadas e recicladas.
E para mostrar a capacidade dela, a Nissan juntou 148 baterias pra criar o maior sistema de armazenamento de energia do mundo, que fica na arena Johan Cruijff em Amsterdã, na Holanda, casa do time de futebol Ajax.
No Brasil, a Nissan forneceu baterias do Leaf para o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina, que desenvolve vários projetos, como a criação de postes de luz que são alimentados por uma combinação de painéis solares e baterias.
ESTRATÉGIA – Primeira marca a comercializar um modelo elétrico em vários países da América Latina, a Nissan criou uma estratégia onde conta com um parceiro certificado com todos os padrões da marca japonesa para fornecer total infraestrutura ao consumidor, incluindo a instalação de um carregador caseiro.
PARCERIAS – A Nissan já estabeleceu mais de 10 alianças com instituições de renome no Brasil, no Chile, no Equador e na Argentina, para impulsionar a eletromobilidade.
No Chile, ela colabora com uma das principais operadoras de fornecimento de energia, a Enel, que usa uma frota de Leaf.
Além disso, lançou no Chile um sistema pioneiro que permite que o Leaf seja carregado de forma convencional e que também possa ser usado como fonte de energia.
No Brasil, ela tem parceria com a Itaipu e o Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação pra acelerar o desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica e de carregadores bidirecionais para veículos elétricos.
Também tem convênio com a Universidade Estadual de Campinas pra estudar o uso do bioetanol na mobilidade elétrica com o desenvolvimento de protótipo que usa células à combustível de óxido sólido com bioetanol.
Na Argentina, tem parceria com o Instituto Tecnológico de Buenos Aires para o desenvolvimento de veículos elétricos e estudos que reforcem os benefícios da eletromobilidade para o meio ambiente.
SATISFAÇÃO – Os clientes são os principais embaixadores do Leaf, destacando a experiência de condução, o conforto, os equipamentos, a autonomia, as tecnologias, o excelente desempenho e o manuseio, além de ser silencioso e ecológico.
MERCADO BRASILEIRO – No Brasil, apesar de ser comercializado em apenas 7 concessionárias no Distrito Federal e em 5 Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), o Leaf já responde por 20% do segmento de carros elétricos e acaba de superar a marca de 150 unidades emplacadas.
Lançado em julho de 2019 já na sua segunda geração, o Nissan Leaf é dos veículos elétricos com a maior frota circulante no mercado brasileiro, mesmo concorrendo com 7 marcas.