Carros

Ram tem a picape mais potente do mundo

Líder em picapes off-road na América do Norte, a Ram agora também conta com a picape mais potente, veloz e rápida de todo o planeta, a 1500 TRX, cuja versão limitada Launch Edition – somente 702 unidades, número que se refere à potência do motor em hp (sigla para horse power, cavalo de força em português), que é a medida de velocidade utilizada nos Estados Unidos – se esgotou em apenas 3 horas, mesmo custando 93.705 dólares.

A produção começou em outubro de 2020 em Sterling Heights, no Estado de Michigan, nos Estados Unidos.

Pintada na cor exclusiva cinza Anvil, a picape tem grafismos numa carroceria larga e cheia de ressaltos, com formato de ampulheta graças aos para-lamas alargados que cobrem os pneus todo-terreno 325/65 R18 Wrangler, da Goodyear. O retrovisor interno tradicional pode ser substituído por um digital, com monitor LCD de 9,2 polegadas.

A Ram 1500 TRX é 20 centímetros mais larga que o restante da linha 1500. E os extensores das caixas das rodas ajudam a compensar um aumento de 15 centímetros na bitola.

Normalmente, uma Ram 1500 tem roda de tala de 8 polegadas, mas a TRX acomoda uma roda de tala de 9 polegadas.

A abertura no capô é responsável por 50% do ar que entra no motor, enquanto que os outros 50% entram pela grade – neste caso, incluindo o próprio emblema, que é vazado e maior que o das outras versões.

Outro destaque – não só visualmente falando – é a cortina de ar ao lado dos faróis, que alivia as zonas de alta pressão nos cantos e permite que o ar passe pelos para-lamas.

Já os faróis são de led e possuem máscara negra e projetores bi-funcionais duplos.

Impulsionada por um motor 6.2 V8 de 711 cavalos e um câmbio automático de 8 marchas com vários modos de direção, a TRX estabelece novos padrões de potência e desempenho entre as picapes de sua categoria, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h e acelerando de 0 a 96 km/h (equivalente a 60 milhas por hora) em 4,5 segundos, além de rodar 402 metros (quarto de milha) em 12,9 segundos, quando atinge os 174 km/h.

A Ram TRX 1500 também é equipada com sistema de detecção de salto, que utiliza sensores de velocidade e de altura de direção, bem como acelerômetros em cada roda, para identificar quando está no ar, agindo na prevenção de picos de torque que possam danificar a transmissão.

Vale ressaltar ainda as capacidades de imersão (81 centímetros) e de reboque, de 3.674 quilos.

A distância em relação ao solo é de 30 centímetros, devido em parte a um aumento em 5 centímetros da altura de rodagem, além dos largos pneus de 35 polegadas.

Para proteger o eixo dianteiro, a caixa de transferência, a bandeja da transmissão e o tanque de combustível, a Ram 1500 TRX emprega placas bastante resistentes.

Com amortecedores adaptativos, a suspensão é nova, sendo que a dianteira é independente e com peças de alumínio de alta resistência. Na traseira, traz molas com sistema de 5 links.

A nova caixa de transferência ativa em tempo integral permite superar qualquer condição climática ou obstrução off-road. A relação de reduzida dá aptidão até para andar sobre rochas.

E mesmo no fora de estrada, ela pode andar a 160 km/h com facilidade, contando com os maiores freios do segmento, com grandes discos: 378 milímetros de diâmetro na frente e 375 milímetros atrás.

Dentro, a Ram TRX traz um emblema vermelho de alumínio escovado no console, que identifica a série limitada.

Com 7 polegadas e personalizável, o painel de instrumentos é de couro e há opções de revestimento incluindo tecido, vinil, couro e camurça com detalhes vermelhos ou de fibra de carbono.

Os novos bancos dianteiros têm apoios laterais aperfeiçoados e logos bordados. Também é novo o volante de base reta com assinatura da SRT, com opção de toques de camurça e fibra de carbono.

E, pela primeira vez numa picape Ram, há palhetas de alumínio para a troca manual das marchas, que se estendem por cima e por baixo dos raios do volante e que podem ser configuradas na central multimídia.

O seletor de modo de direção foi integrado ao painel, acima dos interruptores da caixa de transferência, oferecendo vários modos de operação, entre eles Reboque, Neve, Personalizado, Pedra e Lama/Areia.

O botão do controle de arrancada está à direita dos interruptores da caixa de transferência.

Com câmera com visão de 360 graus até na frente, o multimídia tem 12 polegadas e o som é Harman Kardon, com 900 watts, 19 alto-falantes e um subwoofer de 10 polegadas.

Um Head-Up Display mostra logo acima do painel até 5 áreas de conteúdos diferentes ao mesmo tempo, incluindo aviso de mudança de faixa, assistente de manutenção de faixa, controle adaptativo de velocidade, navegação curva-a-curva, velocidade atual, marcha engatada e limite de velocidade.

E uma placa de especificações personalizadas no console ostenta dados como o motor que está sob o capô, o tipo de compressor que usa, a potência e o número do chassi.

Entre os mais de 100 recursos de proteção e segurança, vou destacar alguns, como os 6 airbags, o controle de estabilidade com redução de rotação eletrônica, o sensor de ponto cego, o sistema de frenagem de alerta de prontidão e o aviso de colisão em alta velocidade, entre outros.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios