Novo Peugeot 208 chega para revolucionar o seu segmento
A Peugeot acaba de lançar no Brasil o novo 208, que inclusive já está disponível para test-drive nas concessionárias.
Fabricado na Argentina, o compacto premium traz na bagagem o inédito troféu de Carro do Ano na Europa, por causa das tantas inovações que oferece – uma delas é a versão 100% elétrica, da qual falo mais abaixo.
MECÂNICA – O novo 208 chega inicialmente em 4 versões, custando entre R$ 74.990 e R$ 94.990 e equipadas com motor 1.6 16 válvulas flex de 118 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas que oferece os modos de condução Sport e Eco, além da possibilidade de trocas manuais na própria alavanca.
Futuramente terá também a versão elétrica e-GT, com 136 cavalos de potência e que chega aos 100 km/h em 8,1 segundos, além de ter suspensão exclusiva e 2 modos de frenagem: Moderado (para sensações iguais às de um carro a combustão) e Aumentado, para uma desaceleração controlada pelo acelerador.
Com baterias que carregam 80% em 30 minutos, essa versão elétrica ainda não tem preço definido.
DESIGN – Com 4,05 metros de comprimento, 1,73 metro de largura, 1,45 metro de altura e 2,53 metros de distância entre eixos, a nova geração do 208 tem um dos estilos mais impressionantes e aerodinâmicos da categoria, já com a nova identidade da marca francesa, com direito a carroceria ‘encorpada’ que é mais longa, larga, baixa e leve que a do anterior.
Disponível na cor sólida branco Banquise, na perolizada branco Nacré e nas metálicas azul Quasar, cinza Aluminium e preto Perla Nera, a silhueta arrojada esbanja esportividade, incluindo frente com ‘olhar felino’ que remete a ‘dentes de sabre’, ressaltada por conjunto óptico todo de led, por para-choque de linha única e por uma grade ampla e cromada.
Lateralmente, chamam a atenção os pneus reforçados das rodas aro 16, que são diamantadas na versão Allure.
Atrás, destaque para o escapamento cromado e pra faixa traseira na cor preto brilhante que une as lanternas – estas com elementos luminosos em forma de 3 ‘garras’, homenageando o leão da marca.
A versão Griffe inclui vários detalhes preto brilhante, do aerofólio traseiro aos retrovisores externos.
INTERIOR – Dentro, além de estar mais silencioso, o 208 é totalmente novo, a começar pelo quadro de instrumentos em 3 dimensões, que se junta ao painel elevado e às estilosas e cromadas teclas estilo vintage, além do multimídia de 7 polegadas situado bem na linha de visão do motorista e que aceita iPhone e celulares Android.
Compacto e de base achatada, o volante esportivo tem comandos com contornos preto brilhante.
O quadro de instrumentos usa tecnologia holográfica tridimensional, onde informações são projetadas à frente do visor principal, aproximando-se dos olhos e proporcionando leitura mais confortável.
Ele oferece 5 modos de visualização, sendo 2 deles personalizáveis – quem escolhe a informação (tipo contagiros, mídia em reprodução ou detector de fadiga) é o motorista.
Completo, o novo Peugeot 208 oferece itens como carregador de celular sem fio, teto solar panorâmico, bancos revestidos de Alcantara, chave com sensor de presença e ignição por botão.
Já o porta-malas tem capacidade para apenas 265 litros, na posição normal.
SEGURANÇA – No quesito Segurança, o novo Peugeot 208 impressiona por oferecer farol alto automático (que evita ofuscar quem vem em sentido contrário), leitor de placas de velocidade (que evita multas) e alertas de colisão frontal com frenagem de emergência automática e de mudança de faixa – graças a uma câmera que reconhece as linhas da estrada e evita desatenções, inclusive corrigindo a trajetória, para mantê-lo na faixa onde está.
Vale ressaltar ainda os airbags tipo cortina e a câmera de ré com visão de 180 graus, bem como os sensores crepuscular, de chuva e de estacionamento.
PREMIADO – Na Europa, o novo Peugeot 208 foi eleito o Carro do Ano, tornando-se o primeiro modelo da Série 2 a receber esse troféu e o sexto premiado da marca desde o surgimento da eleição mais consagrada daquele continente.
PREÇOS – Com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e revisões com preços fixos, o novo 208 já é encontrado nas seguintes versões: Active (R$ 74.990), Active Pack (R$ 82.490), Allure (R$ 89.490) e Griffe (R$ 94.990).