Tecnologia

Audi apresenta sua visão de um veículo urbano autônomo do futuro

No Salão do Automóvel de Xangai 2019, a Audi está apresentando um conceito visionário de mobilidade para as megacidades do futuro: o AI:ME, carro-conceito de dimensões compactas e interior espaçoso e futurístico, além da capacidade de condução autônoma nível 4 – que quase não necessita de assistência por parte do motorista.  

Com 4,30 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,52 metro de altura e 2,77 metros de distância entre eixos, ele tem conforto interno de categoria superior, com uma grande variedade de configurações para posições do banco e espaço para armazenagem.

Enquanto os bancos individuais dianteiros são usados durante a maioria dos trajetos, ele oferece espaço para até 4 pessoas na frente e no banco traseiro, se necessário.

Os bancos dianteiros são inspirados em poltronas clássicas e têm um confortável revestimento com material têxtil em tons de cinza. Os encostos são projetados como conchas curvas, que são fixadas ao assento com um suporte vertical.

No banco traseiro, que atinge quase toda a seção lateral, os ocupantes podem variar a posição para sentar de qualquer forma.

Já os elementos de controle ficam quase que totalmente ocultos por um compartimento de armazenagem, com uma superfície feita de madeira de castanheira.

Detalhe inovador: ímãs servem como porta-copos e suportam copos metálicos ou pratos.

Os sistemas de comunicação e interação funcionam através de movimento dos olhos, comando de voz e campos sensíveis ao toque. A iluminação é ativada por aproximação e guia o olhar do usuário para as superfícies funcionais. Existe um monitor multifuncional e tridimensional que funciona debaixo e em todo o comprimento do para-brisa e existem óculos de realidade virtual que transformam o uso da internet, assistir filmes ou mesmo jogos interativos numa experiência fascinante para os passageiros.

O sistema de áudio de alta qualidade possui sistema de compensação de ruído que reduz o nível de ruído externo e permite que os ocupantes desfrutem de um silêncio para meditação ou ouçam música com qualidade de uma sala de concertos. O acabamento inclui o Corian, material mineral agradável ao toque. O controle eletrocrômico pode isolar a entrada de luz e calor, blindando o interior com vidros escurecidos. E o uso de plantas reais no interior é pioneiro, dando aos ocupantes uma sensação de proximidade com a natureza e até ajudando a melhorar a qualidade do ar.

O AI:ME é imediatamente reconhecível mesmo pelo seu retrovisor externo: seu rosto é caracterizado pela grade hexagonal com o formato invertido e a superfície típica de um Audi elétrico. As amplas portas laterais que se abrem no sentido oposto facilitam a entrada. As largas rodas são aro 23.

A mecânica combina uma bateria de 65 quilowatt/hora e um motor no eixo traseiro resultam num consumo de energia extremamente baixo, mesmo no tráfego urbano. Pra completar, a carroceria é de composto multimaterial peso-leve, incluindo aço de alta tecnologia e alumínio.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios