Peugeot Expert conta com nova versão
De olho na demanda de empreendedores por utilitários leves, a Peugeot lançou uma nova versão de seu furgão Expert, chamado Vitré e que foi concebido sob medida para quem precisa adaptá-lo a qualquer tipo de negócio.
Versátil, ele foi concebido para o transporte em trechos urbanos, capaz de acessar estacionamentos, docas e qualquer tipo de local de carga e descarga com até 1,94 metro de altura.
Com vidros nas laterais, ele custa R$ 138.290 e tem o mesmo nível de equipamentos da versão convencional, mas possui alterações na carroceria que facilitam a sua transformação.
Exemplo: graças aos vidros laterais, elimina-se a necessidade de cortar a lataria externa do compartimento de carga, o que reduz custos extras e tempo de serviço na oficina.
Outras mudanças com o objetivo de agregar agilidade aos serviços de transformação estão na remodelagem de componentes de acabamento do compartimento de carga – estes itens, que normalmente seriam descartados pelos transformadores especializados, foram suprimidos.
Além disso, a disposição da fiação foi totalmente redesenhada, evitando cortes e alterações de rotas, enquanto que o separador inferior da cabine foi excluído.
Os números do Peugeot Expert Vitré impressionam: medindo 5,30 metros de comprimento, ele conta com uma carga útil de 1.500 quilos e um volume de 6,1 metros cúbicos.
A porta lateral é deslizante e as portas traseiras 50/50 possuem abertura de 90 graus, podendo chegar a um ângulo de até 180 graus, facilitando o carregamento e descarregamento, uma vez que não encostam no solo das áreas de abastecimento – como docas dos centros logísticos, por exemplo.
Com a abertura bipartida da porta traseira, é fácil o avanço de uma empilhadeira. Sem dizer que o assoalho é elevado e facilita o posicionamento adequado para carga e descarga.
Construída sob a mesma plataforma do utilitário esportivo 3008, o Expert Vitré traz um dos motores mais modernos, potentes e econômicos da categoria, o 1.6 turbodiesel de 115 cavalos, acoplado a um câmbio manual de 6 marchas, que garante uma autonomia de quase 900 quilômetros.
O novo furgão da Peugeot entrega um arranque robusto em primeira marcha, tanto em terreno plano quanto em subidas, com o auxílio do assistente de partida em rampas.
Vem ainda com airbags frontais, controle de estabilidade e detector de fadiga do motorista.
A suspensão tem amortecimento variável e passou por uma calibragem especial para atender às exigentes condições de rodagem das nossas ruas e estradas, ganhando molas mais compridas, que elevaram a altura mínima do solo em relação à versão europeia.
Complementa a adaptação um protetor de cárter com 20 mm de espessura, que resguarda motor e caixa contra impactos.
O motorista conta com direção eletrohidráulica e volante ajustável em altura e profundidade, além de banco com descansa-braço e regulagem de comprimento e altura.
Os porta-objetos oferecem 60 litros de capacidade e o ar condicionado foi reforçado, enquanto que o propulsor ganhou um novo isolamento acústico e térmico.
Por fim, o banco do passageiro para duas pessoas dispõe de espaço para armazenamento embaixo.