Carros

Ram Heavy Duty é referência em tudo

A Ram 3500 Heavy Duty é a picape mais robusta e de maior capacidade do segmento, sendo capaz de rebocar 15,9 toneladas e de transportar 3,5 toneladas. Debaixo do capô, um motor turbodiesel da Cummins, de 6,7 litros e 400 cavalos, 27 quilos mais leve que o motor anterior e acoplado a um câmbio automático de 6 marchas. O motor de alto rendimento e torque recorde na categoria tem cilindros revestidos com grafite compactado, anéis de baixa fricção e pistões mais leves e mais robustos, além de um virabrequim agora apoiado em novos mancais, garantindo menos ruído e vibração. Graças ao torque do novo motor 6.7 turbodiesel, a Ram supera todas as outras picapes do mercado em potência e capacidade de reboque: 15,9 toneladas de reboque e 3,5 toneladas de carga.

Há ainda outra opção desse motor, com 370 cavalos e que se junta ao motor standard na Ram 2500: um 6.4 V8 a gasolina de 410 cavalos, com desativação de cilindro e comando de válvulas variável, além de transmissão automática de 8 velocidades.

E em todos os modelos, a tradicional alavanca deu lugar a um compacto e inovador mostrador giratório do lado esquerdo do console central do painel de instrumentos, liberando o espaço tradicionalmente ocupado por um console ou por uma alavanca de câmbio montada na coluna. O câmbio Aisin AS69RC foi projetado pra operar com o torque colossal do motor turbodiesel e oferece troca de marchas rápida, aprimorada e precisa. Já a nova transmissão de 8 velocidades oferece um refinamento na troca das marchas jamais visto em picapes pesadas. A qualidade da direção foi aprimorada graças ao novo ajuste da suspensão, que inclui amortecimento de impacto, molas progressivas e novo projeto de fixação.

2019 Ram 2500 Tradesman – regular cab and 2019 Ram 3500 Tradesman – dually regular cab

Feita no México, a linha 2019 da Ram Heavy Duty também ultrapassa qualquer concorrente em qualquer requisito, oferecendo máxima resistência com um interior da mais alta qualidade, incluindo sistemas de segurança ativos e um premiada conectividade. As picapes Heavy Duty geralmente têm suspensão para cargas pesadas e constantes, que resulta numa rodagem mais firme, quando descarregada. Mas se ajusta automaticamente, permitindo ser mais esportiva no asfalto e flexível num terreno irregular. A exclusiva suspensão a ar traseira oferece agora o modo de ajuste de altura da carroceria ativado pelo motorista, além de modo Normal/Carga e modo de reboque de trailer.

Diversos elementos de carroceria também foram atualizados, incluindo um capô de alumínio que reduziu o peso geral em 65 quilos. E, graças a uma maior aerodinâmica (incluindo uma entrada de ar removível) e novas tecnologias, ela ficou mais silenciosa, sendo que o destaque são o vidro acústico de última geração, dispositivos anti-vibração e um sistema de cancelamento de ruído ativo que reduz os sons ambientes da cabine em cerca de 10 decibéis.

Em segurança, oferece alerta de colisão dianteira, frenagem de emergência automática, sensor de pressão dos pneus e câmera para monitorar a carga na plataforma – que também pode ser usada pra alinhar os reboques de quinta roda e pescoço de ganso. O novo sistema de freios tem pinças, servo-freio e cilindro mestre atualizados, ajudando em freadas de distâncias mais curtas, aumentando a capacidade e melhorando a sensação de frenagem. Novos chassis com 98,5% em aço de alta resistência oferece mais capacidade, peso reduzido e os mais altos níveis de rigidez de torção.

2019 Ram 3500 Heavy Duty Limited Crew Cab Dually

Externamente, o design é arrojado e único, com rodas, para-choques e grades maiores totalmente novas e diferenciação em todas as 6 classes distintas de preço, incluindo 3 novos projetos de faróis, com direito a led avançado com sistema de iluminação frontal adaptável. O novo para-choque dianteiro é cortado com aberturas maiores, fornecendo o maior turbo intercooler que a Ram já adaptou para suas picapes. Há mais de 20 sensores ao redor (quase imperceptíveis) e 3 variações de faróis: halógeno, totalmente de led/refletor e totalmente de led/projetor – este com sistema de iluminação dianteira adaptável para até 15 graus de movimento na direção esperada de percurso. Ela ainda oferece o melhor armazenamento de plataforma que pode ser trancado no segmento, incluindo compartimentos de armazenamento versáteis, à prova d’água e que podem ser trancados, iluminados e drenados, além de ter tomada de 115V.

O interior totalmente reprojetado traz novos materiais premium autênticos, novas cores e texturas, além de painéis de couro feitos à mão. A maior cabine do segmento oferece luxo, inovação e tecnologia incomparáveis, superando de longe qualquer oferta da concorrência, a começar pelo multimídia de 12 polegadas, cuja tela totalmente configurável pode ser dividida em duas, para operar 2 aplicativos ao mesmo tempo. Para o motorista, uma tela colorida 3D de 7 polegadas e um console central repaginado, além de ignição por botão, carregador de celular sem precisar de cabo, 3 conectores de 115V, tomadas que operam em 400W e um ar-condicionado que oferece 30% mais fluxo de ar em níveis de ruído inferiores, incluindo ventilação de descongelamento maior.

A cabine oferece a maior capacidade de armazenamento do segmento: 258 litros, incluindo 2 compartimentos atrás dos bancos traseiros e capacidade de armazenamento adicional de 120%, se comparada à concorrente mais próxima. O console central reprojetado tem 12 configurações de armazenamento e 5 entradas USB, incluindo portas tipo C.

Pra completar, oferece 4 sistemas de áudio, que dão aos passageiros a melhor experiência sonora, incluindo um Harman-Kardon de 750W com 17 falantes e um subwoofer de 8 polegadas e o sistema de entretenimento incluindo experiência de audição personalizada graças ao sistema SiriusXM, que disponibiliza mais de 200 canais, acesso a milhares de horas de programação gravada sob demanda e ofertas play-by-play esportivas. O sistema de Monitoramento de Pressão de Pneu acomoda até 6 pneus da picape e 12 pneus do trailer, com até 4 perfis de reboque.

POWER WAGON – A Ram Power Wagon 2019 é a maior picape de capacidade off-road da indústria. Tem suspensão única, barra estabilizadora de desconexão e um gancho de 5,4 toneladas. Um gancho na frente oferece guia de cabo e retentor com um novo cabo sintético, que não dobra, não se desgasta e é mais manobrável – e também diminuiu o peso em 13 quilos. Novidade é uma câmera de visualização de 360 graus com visor guia de ré, que fornece uma visão única em ambos os lados, auxiliando em manobras durante o reboque de trailers. E uma câmera exterior auxiliar melhora a visibilidade, com posicionamento personalizado nos reboques e atrás deles.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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