Tecnologia

Renault leva eletromobilidade para Brasília

Em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, com o Parque Tecnológico de Itaipu e com o Governo do Distrito Federal, a Renault está participando de um projeto pioneiro em Brasília, o “Vem DF – Veículo para Eletromobilidade”, onde 16 unidades do seu elétrico Twizy estão disponíveis para compartilhamento entre os servidores públicos. “Pra Renault, é um grande privilégio participar do lançamento deste importante projeto. O Vem DF certamente será referência em eletromobilidade no país.”, disse Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Neste início, os Twizy estão fazendo uma rota restrita à Esplanada dos Ministérios e sedes dos órgãos da administração do Distrito Federal, sendo que 2 já estão habilitados para transportar servidores e, até o final de 2019, os outros receberão a instalação do software para serem integrados à frota.
O aplicativo escolhido pra fazer a gestão do projeto é o Mobi-e, criado pelo PTI e já usado num programa de compartilhamento de veículos dentro da Itaipu, que também envolve o Twizy. O Mobi-e permite reservar o veículo, acompanhar sua localização e monitorar a velocidade, a carga de bateria e as rotas percorridas, além de outras informações. O desbloqueio do carro ocorre por meio dos cartões dos funcionários cadastrados no sistema. Pra garantir o carregamento dos veículos, serão instalados 35 eletropostos por todo o Distrito Federal, feitos pela WEG, gratuitos e de uso coletivo.

RENAULT REFERÊNCIA – Pioneira na tecnologia para veículos elétricos, a Renault também é referência em projetos envolvendo mobilidade com zero emissão de poluentes. Em Madrid, o projeto Zity disponibiliza 650 modelos Zoe em formato de compartilhamento, com reserva feita por aplicativo. Em Paris e Clichy, o aplicativo Moov’in disponibiliza 100 Zoe e 20 Twizy.

Na ilha francesa de Belle-Ile-En-Mer, 18 Zoe e 2 Kangoo Z.E. transitam num serviço de carsharing e aluguel, movidos a energia solar e com vários pontos de recarga. O projeto também faz a utilização de segunda vida de bateria. Na ilha portuguesa de Porto Santo, 14 Zoe e 6 Kangoo Z.E. transitam e atuam como armazenadores da energia solar e eólica, impedindo que a energia gerada seja inutilizada ou descartada.

Em Fernando de Noronha, 6 veículos 100% elétricos da Renault são usados pela administração, sendo 3 Zoe, 2 Twizy e 1 Kangoo Z.E. A partir de 2022, apenas veículos 100% elétricos entrarão na ilha brasileira.

Em Belo Horizonte, a MRV disponibilizou 2 Renault Zoe em formato de carsharing para uso pelos moradores de um condomínio. O mesmo ocorre no Cubo Itaú, em São Paulo, onde os residentes podem usar um Zoe compartilhado, reservando por meio do aplicativo Joycar. Também em São Paulo há a Beep Beep, que disponibiliza 10 Renault Zoe para uso compartilhado, com a reserva feita diretamente por aplicativo.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Translate »

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios