Toyota SW4 com duas novas versões na linha 2022
A Toyota lançou a linha 2022 do seu SUV SW4, equipada com motor 2.8 turbodiesel de 204 cavalos, câmbio automático de 6 marchas com 3 modos de condução e tração 4×4 com reduzida, mas os destaques são a volta da versão Diamond ao topo da gama (custa R$ 406.790) e a chegada da versão esportiva GR-S (R$ 415.790), feita em parceria com a Gazoo Racing.
Lançada pela primeira vez como versão especial em 2018, a SW4 Diamond tem pintura em 2 tons (teto sempre preto e carroceria branco perolizada ou prata metálica), novas rodas de 18 polegadas (calçadas com pneus 265/60R) e mudanças na grade, nos parachoques e no conjunto óptico, sendo que os faróis possuem ajuste automático de altura.
Dentro, há um novo esquema de cores (uma tonalidade bege) nos estofados e nos revestimentos das portas, assim como desenhos diferenciados no velocímetro e no tacômetro, além de iluminação ambiente por leds nos apoios para os pés, no console central, no painel de instrumentos e nas portas.
Em relação aos equipamentos, tem carregador de celular sem fio, volante de couro natural, ar-condicionado dualzone, TV digital, multimídia de 8 polegadas com navegador por satélite, entradas USB para que vai no banco traseiro, chave exclusiva e som JBL com subwoofer e 10 alto-falantes, além de sensor para abertura e fechamento do porta-malas usando os pés.
No quesito Segurança, a SW4 Diamond traz câmeras com visão 360 graus, espelhos retrovisores externos com desembaçadores, aviso de mudança de faixa, 7 airbags, piloto automático adaptativo, estepe com trava antifurto, sensor de ponto cego e detector de pedestres e de ciclistas, além de alertas de tráfego cruzado e de pré-colisão frontal.
SW4 SRX 2022 – Custando R$ 389.790 na configuração de sete lugares e R$ 383.290 na configuração de cinco lugares, a versão SRX 2022 do SUV SW4 traz boas novidades: de série, é oferecida já com ar-condicionado dualzone, câmeras com visão 360 graus, alerta de tráfego cruzado traseiro e sensor de ponto cego.
E o pacote de segurança adiciona ainda as funções de detecção de pedestres e de ciclistas em seu sistema de pré-colisão frontal, seguindo o exemplo da versão topo de linha Diamond.
SW4 GR-S – Já o SW4 GR-S vem com difusores aerodinâmicos nos parachoques, spoiler traseiro exclusivo e emblemas que destacam sua identidade esportiva, incluindo rodas de 18 polegadas com emblemas GR.
Na frente, o SW4 GR-S possui novos faróis com tecnologia de led com flashes sequenciais.
A pintura é sempre na cor branca perolizada, com colunas pretas e teto em duas tonalidades de preto.
No interior, os bancos são revestidos com couro preto e camurça, trazendo detalhes de costura na cor vermelha e encostos de cabeça dianteiros com emblema GR-S bordado.
Há ainda pedais de alumínio e volante revestido de couro com costura vermelha e detalhes microperfurados.
Por se tratar de versão especial, há uma placa de identificação GR-S próxima ao painel, com número da unidade.
Os medidores analógicos têm tela de 4,2 polegadas, com animação exclusiva e gráficos da Toyota Gazoo Racing.
Na lista de itens de série de segurança, possui tudo o que a versão Diamond oferece.
Na mecânica, a suspensão da SW4 GR-S incorpora amortecedores telescópicos monotubo, com sistema que gera mais firmeza e baixo grau de rolagem e solidez, aumentando a precisão da direção.
A afinação esportiva reduz o movimento da cabine em manobra rápida e piso esburacado, nivelando o movimento.
E possui maior capacidade de absorção de saltos e solavancos, devido a uma maior área de contato do pistão – uma vez que não há mistura de óleo-gás na câmara.