Turbo é atração no Honda HR-V 2020
Quando a Honda colocou no mercado a linha 2020 do seu SUV compacto HR-V, ele impressionou logo pela ainda melhor relação custo-benefício, já que todas as versões estão mais completas, pois receberam de série novos equipamentos de segurança e conforto.
A versão EXL agora vem com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como com uma nova grade frontal, com acabamento preto brilhante, que refinou ainda mais seu design.
Já a versão EX ganhou sensores de estacionamento, mas a principal novidade é a central multimídia sensível ao toque de 7 polegadas, que aceita iPhone e celulares Android e que oferece uma operação totalmente intuitiva na hora de operar os mapas do sistema de navegação Waze e reproduzir músicas, seja via Bluetooth seja por serviços de streaming.
E a versão LX recebeu câmera de ré integrada à central multimídia de 5 polegadas, que oferece 3 modos de visualização, facilitando as manobras.
Essas 3 versões usam motor 1.8 16V flex de 140 cavalos (quando abastecido só com gasolina) e 139 cavalos (quando abastecido só com etanol) – e que vem acoplado a uma transmissão automática tipo CVT, que simula 7 velocidades e inclui palhetas no volante para trocas manuais das marchas nas versões EX e EXL. Outro aprimoramento – já aplicado à transmissão CVT da linha 2019 – tornou mais progressiva a aceleração nas condições de ‘anda e para’, fazendo com que a rotação do motor não suba excessivamente em situações de aceleração no trânsito e aumentando o conforto interno nestas condições.
Mas a grande novidade é o retorno da versão Touring, versão topo de linha que faz a diferença, por conta do motor 1.5 turbo de 173 cavalos e de itens inéditos como teto solar panorâmico, chave com sensor de presença, ignição no botão e câmera no retrovisor que dá mais segurança no trânsito.
Ela chega até a impressionar SUVs de segmentos superiores, com esse motor que estreou no Brasil no Civic Touring, mas que ganhou calibragem específica e vem acoplado ao câmbio automático tipo CVT também usado no sedã e no SUV grande CR-V, só que ajustado especificamente pra ele e com palhetas no volante para trocas manuais. O freio-motor dessa transmissão foi aprimorado, simulando reduções de marcha de forma automática em condições de frenagem brusca, aumentando a eficiência.
Para se adequar ao novo desempenho, esta versão ganhou calibragem específica na suspensão, incluindo novas molas e amortecedores, uma barra estabilizadora dianteira maior e a adoção de tecnologia que aprimora a estabilidade nas curvas. Com isso, o HR-V Touring mantém o conforto característico do SUV, só que com uma performance superior.
No design, o visual marcante do HR-V (recentemente renovado na linha 2019) ficou ainda mais refinado na versão Touring, que traz uma frente exclusiva, com conjunto óptico totalmente com lâmpadas de led e nova grade na tonalidade preto brilhante.
Atrás, chamam logo a atenção o logotipo Turbo e as duas ponteiras do escapamento, de aço inoxidável.
E, por cima, há uma exclusiva antena tipo barbatana de tubarão e um inédito teto solar panorâmico, primeiro do tipo oferecido num modelo da marca japonesa no Brasil.
O interior refinado da família HR-V ganha um toque adicional na versão Touring, cuja tonalidade do revestimento de couro combina com a cor da carroceria, podendo ser cinza claro ou preta para os bancos, as laterais das portas, o painel e o console central.
As costuras duplas nas laterais de porta também são exclusivas da versão.
O novo HR-V Touring também impressiona pela lista de equipamentos de série, que inclui chave com sensor de presença, ignição no botão, sensor de chuva, retrovisor interno antiofuscante e central multimídia de 7 polegadas com navegador GPS integrado, além de câmera no retrovisor direito, que ajuda a enxergar melhor em manobras e evita os famosos pontos cegos.
É o sistema LaneWatch, que amplia o ângulo de visão do motorista além do proporcionado pelos retrovisores externos e interno, eliminando pontos cegos e projetando uma imagem na central multimídia. É só acionar a seta de direção ou pressionar um botão na alavanca.
O HR-V traz de série, em todas as versões, o sistema de rebatimento de bancos com 3 modos de uso: Utility (rebater o banco traseiro, criando uma superfície plana para acomodar bagagens), Tall (que eleva o assento do banco traseiro, gerando espaço pra acomodar objetos altos tipo um vaso de plantas no assoalho) e Long (que rebate o encosto do banco dianteiro do passageiro, para transportar volumes longos como uma prancha de surf).
E todas as versões trazem de série ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, controle de cruzeiro e faróis de neblina (que são halógenos nas versões LX, EX e EXL e de leds na versão Touring), bem como vidros elétricos com sistema um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle. Na segurança, elas trazem assistente de partida em rampa, luzes de frenagem de emergência e controles de estabilidade e tração.
O Honda HR-V 2020 está disponível em 7 cores: a sólida branco Tafetá; as metálicas azul Cósmico, cinza Barium e prata Platinum; e as perolizadas branco Estelar, preto Cristal e vermelho Mercúrio. E custa R$ 94.400 (versão LX), R$ 101.700 (versão EX), R$ 111.900 (versão EXL) e R$ 139.900 (Touring).
O Honda HR-V 2020 é oferecido em 4 versões (LX, EX, EXL e Touring), sendo que as 3 primeiras têm motor 1.8 16V flex de até 140 cavalos de potência, enquanto que a versão topo de linha Touring vem com o novo motor 1.5 turbo de 173 cavalos de potência.
Em todas as versões do HR-V, a transmissão é automática tipo CVT, que simula 7 velocidades e traz palhetas no volante nas versões EX, EXL e Touring, para quem gosta de trocar as marchas manualmente. Ela também traz função que reduz rapidamente a relação de marcha, para permitir uma retomada mais eficiente quando o acelerador é pressionado até o fim. E ainda gera uma modularidade maior da aceleração em média rotação, bem como simula 7 velocidades e reduz o ruído da aceleração.
Na linha 2020, as versões LX, EX e EXL trazem interior com acabamento escurecido, enquanto que a versão Touring traz interior cinza, quando a carroceria é nas cores azul Cósmico, branco Estelar ou cinza Barium.
As versões EX, EXL e Touring do HR-V 2020 trazem a mais ar-condicionado digital com tela sensível ao toque, airbags laterais, volante de couro, tomada de energia para quem vai no banco traseiro e palhetas no volante para trocas manuais das marchas, simulando 7 velocidades.
As versões EXL e Touring do HR-V 2020 trazem bancos de couro, airbags tipo cortina, faróis com acendimento automático, central multimídia de 7 polegadas com navegador integrado e retrovisores externos rebatíveis eletricamente e com função que rebaixa o espelho direito quando se aciona a ré, para ajudar a visualizar melhor o meio-fio da calçada.