Enduro de moto reuniu mais de 80 mulheres em Ribeirão Pires (SP)

Um grande encontro repleto de desafios marcou a quinta edição da EFX da Mulher – Enduro FIM Experience da Mulher, realizada em Ribeirão Pires, no interior de São Paulo.

A prova exclusiva para elas e comemorativa ao Dia Internacional da Mulher reuniu neste ano de 2019 87 pilotos do Brasil, de Portugal e da Alemanha.

Foi a segunda vez consecutiva que esse município localizado no interior do Estado de São Paulo recebeu essa competição.

A movimentação no ginásio Ayrton Senna começou cedo. Antes de largar, as meninas fizeram uma volta promocional, agitando as ruas da cidade.

A competição teve três voltas, compostas por três especiais (que são trechos cronometrados) cada, num total de 66 quilômetros.

A chuva que caiu apimentou a disputa, repleta de barro. Mas isso não foi problema pra mulherada, que encarou os obstáculos até o fim.

As pilotos foram divididas em 9 categorias, separadas por idade, experiência e tipo de moto.

Os trechos cronometrados (especiais) foram feitos em meio a trilhas na mata atlântica, mas como choveu muito durante a semana, as subidas e as descidas ficaram escorregadias, deixando o enduro ainda mais desafiador.

Ao final das 3 voltas cronometradas, a mais rápida foi a paulista Janaína Souza, com o tempo de 50:13:36. Apenas 13 segundos depois (com o tempo de 50:26:91), ficou Bárbara Neves, de Aparecida de Goiânia (GO), seguida de Isa Oliveira (53:59:49), de Japaraíba (MG).

“É muito gratificante ver a animação de todas essas mulheres e o incentivo que a EFX da Mulher traz para quem quer andar de moto, participar das trilhas e superar desafios. Tenho certeza que elas são exemplos para muitas outras. Sou fã de cada uma. E isso me motiva realizar essa prova a cada ano”, ressaltou o organizador Fábio Simões.

Uma categoria de destaque foi a Over 50 (acima de 50 anos). Mostrando muita força e resistência, a vitória ficou com a carioca Suzane Carvalho, que é piloto de motovelocidade e instrutora de pilotagem. “Aqui tem lugar para todas, sejam estreantes, vovós, adolescentes e profissionais. Sou de Copacabana e Ipanema e só conheci a trilha neste evento, há 2 anos. E esta foi a minha 3ª participação. Não ando em trilha durante o ano, pois meu negócio é asfalto e velocidade, mas não dá para ficar de fora deste evento incrível, o que torna o desafio mais difícil.”, disse Suzane.

O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira, o Kiko, e a primeira-dama, Flávia Dotto, abraçaram o evento e já garantiram a data para a próxima edição: dia 8 de março de 2020, bem no Dia Internacional da Mulher.

Com planos de realizar um evento ainda maior, o organizador Fábio Simões garantiu que fará um percurso mais fácil, exclusivo para pilotos estreantes, além de um encontro de motociclistas mulheres de todos os estilos, bem na véspera da competição.

O Enduro FIM Xperience da Mulher é realizado pelo Adrenatrilha Trail Club e em 2019 contou com patrocínio da Honda Motofield e com os apoios da IMS, da Sig Visual, da Tech Ride, da Edgers, da CrossFit Saúde, da Magic City, da Estampa Arte, da América Sports, da Technic, do Hotel Pilar, da GAT Logistica e da Prefeitura da Estância Turistica de Ribeirão Pires.

AJUDA – Depois de um dia muito animado com a EFX da Mulher, Ribeirão Pires foi atingida por uma tempestade durante a noite e amanheceu na segunda-feira (11/03/2019) alagada, com vítimas fatais e desabrigados. Por isso que, para participar do evento, a inscrição era a doação de uma cesta básica. Assim, todos os alimentos arrecadados (cerca de uma tonelada) foram encaminhados para ajudar os desabrigados.

As 3 primeiras, em cada categoria:
PRÓ IMPORTADA E GERAL: Janaína Souza, Tainá Aguiar e
Vera Nogueira
PRÓ NACIONAL: Bárbara Neves, Isa Oliveira e Kelly dos Santos
NOVATA IMPORTADA: Cecília Barros, Elem Prado e Marina Silva
NOVATA NACIONAL ACIMA 150CC: Daniela Rocha, Vanuce e Elaine dos Santos
NOVATA ATÉ 150CC: Alexia Vardanega, Adriana Ricardo e Luciana Consul
OVER 30: Tatiane Szczerepa, Ana Cláudia Fietz e Lilian Chagas
OVER 40: Luciana Timm, Susette Silva e Patrícia Campos
OVER 50: Suzane Carvalho, Rosa Freitag e Rosemeire Ito
JÚNIOR: Ana Karoline Ribeiro, Melissa Lima e Beatriz Machado
EQUIPE: Kapangas