10 coisas que você precisa saber sobre o Jetta GLI
Um carro novo, um nome diferente, uma proposta de design específica, equipamentos exclusivos e a melhor performance entre os sedãs Volkswagen à venda no Brasil. O Jetta GLI é tudo isso e muito mais! E este é o seu guia rápido sobre o veículo da marca alemã, já disponível nas concessionárias Grande Belém Volkswagen e Grande Castanhal VW.
Pra começar, ele foi o décimo terceiro dos 20 lançamentos previstos pela Volkswagen até dezembro de 2020 e reforça a ofensiva de sedãs da marca alemã no mercado brasileiro, iniciada com o Virtus, seguida do Voyage automático e do novo Jetta.
A nomenclatura GLI nasceu nos anos 80, nos Estados Unidos, como parte da estratégia de esportivos da Volkswagen no mundo. E se refere aos modelos de topo de gama, trazendo todo o apelo dos modelos GTI à classe refinada dos sedãs. Daí a origem do nome Gran Luxury Injection (GLI), sendo que é a primeira vez que a montadora oferece no Brasil esse modelo.
Se você é brasileiro(a) e tem mais de 30 anos de idade, muito provavelmente já ouviu falar nas siglas GT ou GTS. Já a sigla GLI tem tudo para ser a reconexão da Volkswagen com aquele consumidor que sonhava em ter um esportivo nas décadas de 80 e 90.
Tá com um relógio aí? Então conte até 7. Nesse tempo de contagem, o Jetta GLI teria saído da imobilidade e ultrapassado os 100 km/h. Na verdade, ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos. E sua velocidade máxima é de 250 km/h, graças aos 230 cavalos “comandados” pelo câmbio automático de 6 marchas e dupla embreagem. O sistema de direção é progressivo (permitindo fazer curvas com menor movimentação do volante) e a suspensão é independente nas 4 rodas.
Agora vamos falar do design exclusivo. Repare nos para-choques, na grade com elementos em formato de colmeia, no friso horizontal vermelho conectando os faróis todos de led e no difusor e no aerofólio na tampa do porta-malas. Tudo é novo no Jetta GLI. E, dentro, seu acabamento escurecido destaca detalhes esportivos como a forração do teto, as colunas, as laterais das portas, o painel e os bancos.
Completaço, o Jetta GLI traz painel 100% digital, volante multifuncional de couro com palhetas para trocas manuais das marchas, bancos de couro (sendo que os dianteiros têm ajustes elétricos e aquecimento e o do motorista inclui ainda 3 posições de memória), sistema de seleção do perfil de condução e iluminação ambiente ajustável em 10 tonalidades. Até as primeiras revisões (aos 10 mil, 20 mil e 30 mil quilômetros rodados) fazem parte do pacote e são de graça!
No quesito Conectividade, o Jetta GLI traz aquele que é considerado o sistema multimídia mais avançado entre os sedãs médios no Brasil: o Discover Media, com tela de 8 polegadas que oferece navegação integrada e aceita iPhone e celulares Android.
O Jetta GLI traz também o “manual cognitivo”, que usa o sistema operacional IBM Watson para responder questões sobre ele, incluindo informações contidas no manual do proprietário.
Também é de série o som da grife Beats, com 300 watts de potência e amplificador digital de 8 canais, cujo áudio de alta fidelidade é fornecido por 4 alto-falantes, 2 tweeters e um subwoofer com ajustes especiais. Aliás, o Jetta GLI é o único sedã médio do mercado brasileiro com esse som premium.
Pra completar, o Jetta GLI teve sua segurança reconhecida mundialmente, ao atingir a nota máxima em testes feitos pelo National Highway Traffic Safety Administration – NHTSA (órgão de segurança nos Estados Unidos). Ele conta com piloto automático, detector de colisão frontal com frenagem de emergência, sistema de frenagem pós-colisão, função de frenagem de manobra e regulagem automática do farol alto, além de vir com 6 airbags e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.