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5 cuidados na compra e venda de carros pela internet

Apesar da internet facilitar a venda e a compra de qualquer produto, os consumidores estão cada vez mais atentos, por causa de golpes, muito comuns também no mercado automotivo. Pra ajudar a não cair nessas artimanhas, confira as dicas do site Carro Aluguel no infográfico, os macetes da WebMotors pra produzir anúncios bem sucedidos e as dicas da OLX pra vender o carro de forma mais rápida na web.

Quando o assunto é anunciar carro ou moto na internet, o importante é ter em mãos informações que ajudem a fechar o melhor negócio. Segundo levantamento do site WebMotors, ofertas com fotos do veículo recebem em média 4 vezes mais propostas do que as que não têm fotos. Isso significa que, se um anúncio sem imagens recebe 5 propostas, um com fotos pode ter mais de 20 propostas.

A tendência dos anúncios com imagens do veículo está cada vez mais relevante, mas para que sejam realmente eficientes e ajudem a tornar o anúncio mais atraente, as fotos precisam ter qualidade e mostrar todos os detalhes do veículo, bem como evidenciar suas reais condições. Antes de começar a sessão de fotos, deve-se procurar um local bonito e sossegado, de preferência de manhã ou após às 16h30. É ideal ter luz para uma boa foto. E o lugar escolhido deve estar livre de poluição visual, para que o automóvel seja o destaque principal.

É fundamental ressaltar que, por mais que o veículo a ser anunciado esteja desinteressante aos olhos do vendedor, ele, ao fazer as fotos pra confeccionar a oferta, deve ter em mente que o modelo pode ser o carro dos sonhos para quem quer comprar. Por isso é fundamental caprichar nas fotos pra tornar o anúncio o mais atraente possível, ampliando as chances de fechar o negócio.

MACETES – Pra ajudar o anunciante a produzir fotos que atraiam mais visualizações da oferta, a WebMotors reuniu dicas do conceituado fotógrafo Ricardo Rollo. Primeiro exiba as boas condições do veículo, produzindo fotos ¾ de frente e da traseira. O ideal é que o carro esteja posicionado em posição centralizada, com a roda virada pra esquerda. Na hora de clicar, puxe o zoom da máquina.

Produza boas fotos do painel: o certo é que a foto seja tirada com lente grande angular, para que mostre todo o cenário, do volante ao porta-luvas, exibindo parcialmente o câmbio.

Mostre que todos os sistemas do painel estão funcionando: invista numa imagem do quadro de instrumentos com a chave virada na ignição e quase todas as luzes acesas. Não se esqueça de fazer uma foto da quilometragem.

Valorize os detalhes e destaque os diferenciais do veículo: Caso tenha bancos de couro, faça uma foto e publique. O mesmo vale para os comandos das portas (tipo travas e vidros elétricos) ou no console central (como o freio de estacionamento elétrico). Não deixe de mostrar o porta-malas, para dar ao interessado a noção exata de espaço e limpeza. Agregue também fotos do estepe e das ferramentas para troca de pneus.

Por fim, capriche na foto do motor: a imagem tem que ser bem focada, mostrando só o ‘coração’ do propulsor. Trata-se de uma das fotos mais importantes, por isso o motor deve estar limpo e reluzente antes de ser fotografado.

DICAS – Vender um carro pode ser um desafio num mercado tão competitivo, principalmente porque é possível encontrar uma ampla gama de anúncios de veículos na internet. Sabendo disso, a OLX selecionou dicas para dar destaque ao anúncio e vender o carro de forma mais rápida e fácil.

Pra começar, não insira anúncios sem fotos, pois eles convertem menos de 7% em vendas. Inserir uma imagem no anúncio aumenta as chances de vender o carro em até 110%. Use fotos reais, que revelem o verdadeiro estado do automóvel. Vale a pena apostar na inserção de 3 a 6 fotos no anúncio, pois essa é a média perfeita para gerar interesse no comprador. A partir da 7ª imagem, a galeria de fotos começa a perder relevância.

Tire a foto sem sombra ou luz do sol estourando. As fotos devem destacar o carro, com fundo neutro de preferência e nunca com pessoas ou outros carros próximos, pois eles tiram a atenção do anúncio.

Destaque tanto a parte interna quanto a externa do veículo e privilegie mostrar os diferenciais do carro, tipo som, pneus novos, rodas esportivas etc. Pra completar, uma imagem do odômetro com a quilometragem condizente à descrita no anúncio gera mais credibilidade.

Não insira anúncios sem descrição, pois eles não convertem em vendas. Tanto anúncios com pouco detalhamento (menos de 50 caracteres) como anúncios com muita informação (mais de 500 caracteres) podem não gerar interesse no comprador. Procure fazer a descrição com um nível de detalhamento intermediário, entre 101 e 150 caracteres – esses são os anúncios que mais convertem em vendas.

Faça um relato do veículo de forma clara e objetiva, incluindo todos os opcionais do carro e os acessórios que não vêm de fábrica.

A quilometragem deve ser escrita exatamente como aparece no odômetro, para dar mais credibilidade ao anúncio. Ou seja, se o medidor mostra 54.342 km rodados, o anúncio deve mostrar o mesmo número.

Por fim, o anúncio deve ser realista: deixe claro se houver qualquer risco ou amassado no carro.

Além disso, a OLX recomenda que as dúvidas dos interessados no veículo sejam respondidas com rapidez, cordialidade e informações pertinentes. Isso com certeza ajudará na venda.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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