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85% da frota de veículos por aplicativo deve ser elétrica no Brasil até 2040

Ainda que a frota de carros eletrificados seja um objeto de desejo para muitos brasileiros por conta do preço elevado, para os motoristas de aplicativo essa realidade está cada vez mais próxima. Isso porque as empresas de transporte por aplicativo devem ser um dos principais líderes para a adoção de carros elétricos no Brasil. Em um ano, o número de veículos eletrificados cresceu mais de 40% em comparação com 2021. E a estimativa é de, até 2040, ter 11 milhões de automóveis eletrificados circulando, o que corresponderá a 20% de toda a frota. Segundo levantamento Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), os carros elétricos vão ao encontro do modelo de negócio do transporte por aplicativo, tanto pela alta rodagem e previsibilidade das áreas de deslocamento, quanto pelo uso preferencialmente nos centros urbanos, permitindo a otimização do uso em relação aos pontos de recarga.

Ricardo David, sócio-diretor da Elev, especializada em soluções para o ecossistema de eletromobilidade, afirma a importância de políticas públicas para o desenvolvimento do setor: “Para que os motoristas de aplicativo possam de fato usufruir dos benefícios da eletrificação dos seus carros, é necessário ter um planejamento nacional para o desenvolvimento da estrutura para carregamento no Brasil. Ainda faltam projetos efetivos”. Nas grandes metrópoles, os números de eletropostos já estão se tornando um problema para os usuários, pela falta de mais pontos espalhados pelas cidades e pelo tempo que cada recarga precisa pra completar a bateria. São Paulo possui cerca de 450 eletropostos, seguido de Rio de Janeiro (130), Brasília (100) e Belo Horizonte (80).

Ainda de acordo com a pesquisa, o Custo Total de Propriedade do veículo elétrico para quem faz uso intenso – como os motoristas de aplicativo – deve ser similar ao do automóvel à combustão. Os dados mostram que 85% da frota de veículos por aplicativo deverá ser elétrica até 2040, o que equivale a 4 vezes mais ao estimado para os carros de uso particular. Ricardo David conclui, afirmando que a eletrificação do setor é irreversível: “O Brasil tem potencial pra ser um grande exemplo de eletrificação. Temos aqui o lítio, a capacidade de produção e o mercado. Neste momento só precisamos de um planejamento estratégico para o desenvolvimento nacional”.

SIGLAS – Uma das dificuldades é entender e se adaptar às diferentes siglas e nomenclaturas relacionadas aos veículos. Exemplo: você imagina o que quer dizer a sigla PHEV? É uma sigla para Plug-In Hybrid Electrical Vehicle, nomenclatura que descreve um veículo híbrido ou totalmente elétrico, projetado para ser recarregado também por uma fonte de energia elétrica externa ao veículo – uma tomada comum, por exemplo. Já o FEV (Full Electrical Vehicle) é um veículo totalmente elétrico, que tem unicamente o motor elétrico como sistema de tração.

O HEV (Hybrid Electrical Vehicle) é um veículo elétrico híbrido, dono de 2 tipos de motorização, com propulsão elétrica e por combustão. E FCV (Full Cell Vehicle) é um veículo elétrico que usa só o sistema de célula de combustível como fonte de energia para a propulsão – hoje a fonte mais estudada é o hidrogênio. Aliás, hoje em dia o mercado automotivo internacional usa a sigla ICE (Internal Combustion Engine) para os veículos de combustão interna, que ainda são os mais comuns no nosso trânsito.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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