Novo Renault Duster oferece mais pelo mesmo preço na linha 2021
Lançado em 2010 na Europa, o Renault Duster é um veículo de sucesso mundial, sendo comercializado em mais de 100 países e tendo vendido mais de 3,2 milhões de unidades.
Ele chegou ao Brasil em 2011 e foi um dos pioneiros do seu segmento, com mais de 280 mil unidades emplacadas por ser um SUV acessível, robusto, confiável, com amplo espaço interno e dono do maior porta-malas (475 litros) e altura do solo da categoria: 237 milímetros.
Em 2014, alcançou a marca de 1 milhão de unidades fabricadas no mundo, sendo que a milionésima unidade foi feita justamente em Curitiba, onde já foram fabricadas mais de 385 mil unidades.
E a linha 2021 é comercializada nas concessionárias DuNort dando continuidade a essa história, oferecendo novo design e mais equipamentos de série sem cobrar mais por isso. Em 4 versões (Zen, Zen CVT, Intense CVT e Iconic CVT) e com garantia de 3 anos ou 100 mil quilômetros, ele está disponível nas cores azul, bege, branco, cinza, marrom, prata, preto e vermelho.
Por fora, o design ganhou linhas mais robustas, com nova assinatura luminosa com luzes diurnas de led em formato de C ao redor dos faróis, além de novo para-choque dianteiro cromado, que se associa às linhas marcantes do capô.
O para-brisa está mais aerodinâmico e a linha de cintura lateral está mais alta, reduzindo a área envidraçada. As portas, as rodas e as barras do teto também são novas, bem como a tampa do porta-malas, as lanternas de led e o para-choque traseiro.
Dentro, o Duster 2021 não lembra nada o antigo, a começar pelo painel, com novas saídas de ar e novo console central, onde se destaca um multimídia de 8 polegadas com layout personalizável para 5 pessoas e que permite enxergar imagens dos 4 lados do SUV em situações fora de estrada.
Outra importante novidade é a possibilidade de parear 6 celulares simultaneamente via Bluetooth, sendo possível realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo.
Os bancos oferecem novas espumas e revestimentos, incluindo melhor apoio lateral e encosto com maior espessura e laterais maiores.
O mesmo acontece com os painéis das portas, com apoio de braço revestido em tecido, novos puxadores e iluminação. Na versão manual, a alavanca do câmbio é completamente nova.
Também ganhou sensor de ponto cego, faróis com acendimento automático, piloto automático com limitador de velocidade, chave tipo cartão com sensor de presença, ignição por botão, sensor de estacionamento com câmera de ré, Isofix para cadeirinhas infantis e assistente de partida em rampa.
O ar condicionado é digital, possuem anéis cromados, 8 velocidades e 19 opções de temperatura, que vão de 17,5 graus a 26,5 graus.
No Renault Duster 2021, os ocupantes têm mais espaço para guardar seus objetos, oferecendo 1,5 litro a mais que o anterior e totalizando 20,3 litros.
O novo Duster também está mais silencioso, graças a mais elementos de absorção e isolamento, acompanhados de janelas dianteiras mais espessas.
O som evoluiu, trazendo 6 alto-falantes, incluindo 2 novos tweeters no painel, para os sons agudos e médios. Na frente, 2 alto-falantes garantem boa performance também no espectro médio-grave. Há ainda 2 alto-falantes nas portas traseiras.
O Duster 2021 não oferece mais o motor 2.0. Agora vem só com o motor 1.6 de até 120 cavalos, que inclui sistema Start-Stop nas versões com câmbio CVT, que reproduz 6 marchas virtualmente e oferece trocas manuais na alavanca. E continua garantindo satisfação em pisos urbanos ou off-road.
Com os maiores ângulos de entrada (30 graus) e saída (34,5 graus) do seu segmento, ele encara obstáculos com facilidade e teve um aumento de 12,5% na sua rigidez torcional, permitindo encarar pisos irregulares com maior tranquilidade.
A nova direção elétrica traz mais conforto no uso urbano e firmeza e precisão na estrada, além de ter reduzido o raio de giro e o esforço em manobra.
A versão de entrada Zen (R$ 71.790) traz barras de teto pretas, ar manual, vidros elétricos, travas das portas com fechamento automático, banco do motorista com ajuste de altura, luz de cortesia traseira, alarme, tomada 12V, rodas de aço de 16 polegadas, som com 4 alto-falantes e chave canivete.
A versão Zen CVT (R$ 77.790) traz a mais o câmbio e a ponteira do escapamento cromada.
A versão intermediária Intense CVT (R$ 83.490) traz todos os itens de série da versão Zen CVT mais grade cromada, maçanetas na cor do carro, barras de teto cromadas, aplique prateado nos para-choques, faróis de neblina, retrovisores elétricos cromado, rodas de liga leve de 16 polegadas, vidros elétricos com função um toque, espelhos nos para-sóis, volante de couro, central multimídia, sensor de estacionamento com câmera de ré, ar-condicionado automático e piloto automático com limitador de velocidade, além de luzes de cortesia no porta-luvas e no porta-malas.
Já a versão topo de linha Iconic CVT (R$ 87.490) traz todos os equipamentos de série da versão Intense mais sistema multivisão com 4 câmeras, chave-cartão, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas, descansa-braço e sensores de luminosidade e de ponto cego.
Quem adquirir o novo Duster terá à disposição revestimento de couro por R$ 1.700 e dois pacotes de acessórios exclusivos, com instalação feita pela própria Renault.
O pacote Tech (R$ 3 mil) inclui 6 alto-falantes, central multimídia, rodas aro 16 e faróis de neblina.
Já o pacote Outsider (R$ 2.300) é composto de proteção frontal, faróis de longo alcance, alargadores nos para-lamas, frisos robustos nas portas e barra de teto e retrovisores externos na cor preta.
Há ainda 4 kits exclusivos com mais de 26 acessórios, instalados nas concessionárias Renault: Conforto (descansa-braço, tapetes de carpete e retrovisor direito com função que ajuda o motorista a estacionar), Família (multimídia, câmera de ré e frisos exclusivos na cor do carro), Viagem (barra de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora) e Aventura (proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama e friso robusto nas portas).