Abeifa tem novo Presidente
O executivo João Henrique Garbin de Oliveira, Diretor Geral de Operações e Inovação para o Brasil da Volvo Cars, é o novo Presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, em chapa única formada pelo vice-presidente Divanildo Albuquerque (da Jaguar Land Rover) e por Julia Boch Rios (da Porsche), para um mandato até 2022.
João Oliveira substituiu José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil, que encerrou seu 5º mandato. O executivo da Volvo Cars é o 9º presidente da Abeifa, fundada em 15 de março de 1991 e que chegou a ter 32 montadoras, das quais 14 passaram a ter fábricas no país a partir de 1996. Hoje, a entidade representa 15 associadas: BMW, BYD, Caoa Chery, Ferrari, JAC Motors, Jaguar, Kia, Lamborghini, Land Rover, Maserati, Mini, Porsche, Rolls Royce, Suzuki e Volvo.
O novo presidente da Abeifa tem uma história de mais de 16 anos na Volvo. Formado em Engenharia Mecânica, ingressou como estagiário e passou por várias funções. Na diretoria, ficou à frente das operações de mercados importadores para América Latina e Caribe, virando em seguida Diretor Comercial da operação brasileira até se tornar Diretor Geral de Operações e Inovação para o Brasil. “Em nossa gestão, pretendemos fortalecer o setor por meio de seu mais importante trunfo, que é o de trazer e mostrar inovação tecnológica, sempre de vanguarda, dos veículos automotores projetados, desenvolvidos e comercializados nos principais polos produtivos e mercados do mundo”, enfatiza João Oliveira.
GANDINI – Presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini encerrou seu mandato à frente da presidência da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores após concluir sua 5ª passagem pelo comando da entidade (1998-2000 / 2006-2008 / 2010-2012 / 2016-2018 e 2018-2020). Executivo com mais passagens pela presidência da Abeifa, Gandini se despediu da posição em tom de missão cumprida: “Encerro mais um ciclo de muito trabalho pela Abeifa, com total gratidão aos meus companheiros de gestão e a todos os demais associados que confiaram no nosso trabalho. Agora passo a presidência ao João de Oliveira, que certamente conduzirá a entidade com muita responsabilidade, fortalecendo o nosso setor”.