BMW tem o carro mais escuro do mundo
A BMW pegou o modelo 2020 do seu utilitário esportivo X6 e criou um show-car para ele receber a pintura mais preta do mundo.
Mas nem é ‘o preto mais preto do mundo’. Chamada de Vantablack VBx2, a tinta foi desenvolvida com nanotecnologia e reflete somente 1% da luz. É que há ainda uma opção mais escura, a Vantablack original, ultra preta e que absorve 99,965% da luz.
O nome Vantablack é sinônimo de toda uma gama de revestimentos e tintas extremamente pretos, como a VBx2, que reflete 1% da luz e é uma variação da original, pois ainda permite ver alguma silhueta do modelo e é mais apropriado para usar como pintura num veículo.
Mas a mais escura mesmo é a Vantablack, pois torna o veículo 2D ao olho humano, já que ela perde suas características tridimensionais, com todos os objetos parecendo bidimensionais. Isso pode ser interpretado pelo cérebro como encarando um buraco ou mesmo um vazio.
Para um designer de veículos, a tinta Vantablack é um terror, já que elimina praticamente todos os detalhes e destaques do estilo do carro.
Tanto que, no X6, só se vê os faróis, grade, lanternas e escapamento. Mais nada.
Apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt de 2019, este show car exclusivo foi o resultado de uma colaboração entre a BMW e a Surrey NanoSystems, fabricante da tinta especial.
O conceito por trás do projeto era criar uma maneira diferente de ocultar o design de um veículo sem recorrer a camuflagens ou à instalação de painéis falsos de carroceria.
“Recebemos pedidos de quase todas as grandes marcas quando o Vantablack foi lançado em 2014, mas sempre dissemos não”, disse Ben Jensen, fundador da empresa inventora da tecnologia. Até porque a tinta tem um custo altíssimo. Ainda. E a própria BMW também anunciou que não iria comercializá-lo, pois seu X6 ficaria quase irreconhecível com essa cor.