O bom filho a casa torna
O ditado acima ainda tem utilidade. Olha só o exemplo do executivo João Henrique Garbin de Oliveira, que conheci em Manaus (AM), na inauguração da única concessionária Volvo Car na região Norte, a GB Amazon, em abril de 2019. Durante o coquetel de inauguração, tive a oportunidade de entrevistá-lo como Diretor Comercial da operação brasileira e tive uma aula de como funciona o mercado premium no Brasil – inclusive sabendo do motivo da Volvo ter escolhido Manaus e não Belém do Pará para ter sua primeira revenda autorizada na região Norte.
E aí o tempo passou e qual não foi a minha surpresa ao reencontrá-lo na Fenatran 2019. Só que agora ele estava no lounge da Peugeot, que tinha um estande no salão do transporte. Aí soube que em agosto de 2019 ele tinha sido contratado para o cargo de Diretor Comercial da Citroën. Aí o tempo passou novamente e, surpresa!… João Oliveira estava de volta à Volvo Car Brasil, agora como Diretor Geral de Operações e Inovação, cargo que assumiu em fevereiro de 2020. De Diretor Comercial a Diretor Geral, agora com a responsabilidade de alavancar a oferta de híbridos e elétricos.
“Estou muito feliz em retornar a Volvo. Tenho uma longa trajetória aqui e retorno num momento muito especial pra marca. Com total empenho e em conjunto com nossa rede de concessionárias, vamos continuar crescendo de maneira sustentável, mantendo e reforçando nossa liderança no segmento de híbridos e elétricos”, explicou o executivo, que tem uma história de mais de 16 anos na montadora sueca, onde ingressou como estagiário.
Antes da pandemia, a Volvo Car Brasil teve a oportunidade de fazer 4 grandes lançamentos na sua gama de SUVs em 2020, com destaque pra versão Momentum Plug-in Hybrid dos modelos XC90 e XC60, que passaram a oferecer o motor híbrido T8 em todas as versões. Já o XC40 passou a contar com a nova versão de entrada Momentum, com mais equipamentos e funcionalidades. Além disso, ganhou a versão de luxo Inscription, também com motorização T4. Estes lançamentos fazem parte do plano de aumentar as opções de híbridos e elétricos, que resultarão em mais de 40% do mix de vendas totais.
“Essa é uma caminhada constante para que, em 2021, todo o nosso portfólio seja eletrificado. Esse ano teremos 43% do mix de vendas totais da marca eletrificado e manteremos nosso compromisso com a infraestrutura de eletropostos, instalando 500 em várias partes do Brasil”, finalizou o executivo, formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá e com MBA em Marketing, Varejo, Mercado de Consumo e Direito Empresarial. Com passagens por Ford e Scania, ele também ficou à frente das operações da Volvo em mercados importadores para América Latina e Caribe, até chegar ao novo posto.