Audi lançou seu SUV elétrico no Brasil
A Audi iniciou um novo capítulo em sua história de 25 anos no Brasil, ao lançar seu primeiro veículo 100% elétrico, por enquanto à venda em pouquíssimas concessionárias autorizadas (são apenas 14: 4 em São Paulo, mais uma na cidades de Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Londrina, Vitória e Campo Grande).
Além disso, o Audi e-tron está com um preço especial de lançamento, vindo ainda com 4 anos de garantia no veículo e 8 anos de garantia nas baterias, bem como 4 anos de manutenção inclusos e valorização de R$ 15 mil no veículo usado dado como entrada.
O Audi e-tron vem equipado com 2 motores elétricos que geram 408 cavalos, fazendo-o chegar aos 100 km/h em 5,7 segundos e atingindo os 200 km/h (velocidade máxima limitada eletronicamente).
A tração nas 4 rodas também é elétrica e regula a distribuição ideal de torques de acionamento entre os eixos numa fração de segundo. Na maioria dos casos, o SUV usa principalmente seu motor elétrico traseiro para obter a mais alta eficiência. Se o motorista exigir mais energia, a tração quattro redistribui o torque conforme necessário para o eixo dianteiro.
Oferece 7 modos de condução: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Allroad, Individual e Dynamic – neste, a tração privilegia a esportividade ao dar maior preferência de torque para o eixo traseiro, enquanto que, nos outros modos, a distribuição é mais equilibrada.
Com autonomia de 436 quilômetros, as baterias pesam cerca de 700 quilos e deixam o centro de gravidade do Audi e-tron semelhante ao de um sedã. Elas recarregam 80% em 30 minutos em estações ultrarrápidas, mas podem ser plugadas até numa tomada simples de 110V. O SUV também pode recuperar a energia de outras maneiras: ao tirar o pé do acelerador ou ao pisar no freio.
A suspensão a ar se ajusta individualmente às condições da estrada e varia em até 76 mm pra melhorar a aerodinâmica – ampliada com a parte inferior totalmente forrada com placa de alumínio e com a entrada de ar frontal ajustável na grade octogonal do radiador, que abre/fecha dependendo das condições.
No design, o Audi e-tron tem conjunto óptico totalmente de led, farol alto inteligente, teto solar panorâmico e luzes diurnas com assinatura única.
Nas laterais, chamam a atenção as rodas de 21 polegadas (calçadas em pneus 265/45R) e o logotipo na cor laranja na tampa do local de carregamento.
E atrás, você percebe que não há escapamento, já que ele não emite poluentes.
Mas o destaque mesmo são as câmeras nos lugares dos espelhos retrovisores externos, que deram ao Audi e-tron a melhor aerodinâmica da categoria: 0,27.
As imagens das laterais são transmitidas para telas de 7 polegadas nas portas, que são sensíveis ao toque para ajustar o ângulo, como um espelho normal. Outras coisas boas é que não há reflexo direto da luz solar, a visão noturna é nítida e não embaçam em dias chuvosos.
Por tudo isso, o Audi e-tron é extremamente silencioso: os únicos sons perceptíveis são os do rolamento dos pneus na superfície e o do suave funcionamento dos motores elétricos.
Com 4,90 metros de comprimento, 2,04 metros de largura, 1,62 metro de altura e 2,98 metros de distância entre eixos, o Audi e-tron é espaçoso e leva entre 600 e 1.725 litros no porta-malas – cuja tampa tem abertura e fechamento elétricos e abre com o passar do pé embaixo do para-choque.
Na frente, debaixo do capô, há um espaço com capacidade para 60 litros, onde ficam o kit de ferramentas e o cabo do carregador.
Os bancos têm costura que lembram placas de um circuito elétrico, com ajuste lombar e memória no do motorista – que tem à sua disposição 2 grandes displays de 10,1 e 8,6 polegadas.
No visor superior, o motorista controla informações, entretenimento, navegação e configurações. No inferior, gerencia a entrada de texto, as funções de conforto e o ar.
O Audi e-tron tem duas versões. A Performance traz revestimento de couro, ar quadrizone, volante com ajuste elétrico de altura, luzes de boas vindas nas portas, luzes internas personalizáveis, 8 airbags, piloto automático adaptativo com assistente de saída de faixa e assistente de estacionamento com visão 360 graus, entre outros itens. Os únicos opcionais são a pintura metálica e um kit tecnológico com Head-Up Display, visão noturna e alerta de colisão.
Já a versão topo de linha Performance Black acrescenta bancos dianteiros esportivos em Alcântara, acabamentos na cor cinza, teto interior preto e som Bang & Olufsen. Fora, tem retrovisores pretos, frisos decorativos na cor preto brilhante, pinças de freio na tonalidade laranja e soleiras em alumínio e iluminadas. Os opcionais são os mesmos da outra versão, mais as câmeras retrovisores, os faróis com luz de direção dinâmica e um pacote com vários sistemas de segurança.
As cores da carroceria podem ser azul, bege, branco, cinza, prata, preto e vermelho. Os revestimentos internos podem ser bege, cinza, marrom e preto.
Importado da Bélgica, o Audi e-tron está com preço especial de lançamento: R$ 459.990 na versão Performance (cujo preço de tabela é de R$ 499.990) e R$ 499.990 na versão Performance Black (cujo preço de tabela é de R$ 539.990).
Para esse cliente tão especial, a Audi instalará até 2022 mais de 200 pontos de recarga em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes. E se uniu a Porsche, Volkswagen e EDP pra instalar 30 estações de recarga ultra rápida em estradas e rodovias brasileiras.