Volvo XC40 ganhou motor híbrido inédito
SUV de entrada da Volvo, o XC40 acaba de ganhar uma nova versão no Brasil, a R-Design Plug-In Hybrid, que custa R$ 245.950 e traz como novidade um powertrain híbrido inédito que gera 262 cavalos de potência, ao conciliar um motor a gasolina 1.5 turbo com 180 cavalos com um motor elétrico com 82 cavalos, acoplados a um câmbio automático de 7 marchas e dupla embreagem com vários modos de condução, incluindo até um Off-Road.
No quesito Desempenho, ele corre como um esportivo (0 a 100 km/h em 7,3 segundos). E no quesito Economia, roda cerca de 47 quilômetros no modo elétrico e tem consumo médio de 24 km/litro, o que lhe dá uma autonomia de 800 quilômetros no modo híbrido.
A Volvo é líder em eletrificação no segmento premium no Brasil e já conta com um mix de 47% de veículos híbridos. A meta é ter 100% da gama eletrificada já em 2021.
O design do novo XC40 é 99% igual ao das outras versões, com destaque para o conjunto óptico todo de led, sendo que os faróis não ofuscam outros motoristas.
As rodas são de 20 polegadas e os retrovisores têm sistema antiofuscante igual ao retrovisor interno.
Por dentro, ele impressiona pelo teto solar panorâmico e pelas duas telas digitais, sendo que o quadro de instrumentos personalizável tem 12,3 polegadas e o multimídia tem 9 polegadas e reúne as principais informações do SUV, podendo escolher modo de condução e configurar posicionamento dos espelhos, das luzes internas, das cores do painel e do fechamento das portas, entre outros.
Vem ainda com ar condicionado dualzone, carregamento de smartphone sem a necessidade de cabos e revestimento de couro e nobuck, além de som premium da Harman-Kardon, com 600 watts de potência e 13 alto-falantes, mais uma tecnologia que oferece graves precisos e equilibrados.
A tampa do porta-malas tem abertura e fechamento elétricos e pode ser aberta com o pé.
No quesito Segurança, como todo veículo da Volvo, o XC40 T5 Plug-In Hybrid R-Design é um show à parte, trazendo piloto automático adaptativo, sensor de ponto cego e assistentes de partida em aclives e descidas, além de alertas de colisão com frenagem automática, de tráfego cruzado e de mudança de faixa com assistente de direção.
E pelo sistema Volvo on Call, é possível usar o smartphone pra localizar e ligar o carro de longe, regular a temperatura do ar e verificar o consumo de combustível e a quilometragem.