A DAF Caminhões e a Paccar Parts vêm reforçando a importância de manter a manutenção preventiva do caminhão, sendo fundamental a checagem de filtros, freios, suspensão e pneus, pra evitar surpresas desagradáveis na estrada, aumentar a vida útil dos componentes e contribuir pra redução da emissão de poluentes e consumo de combustível.
Além disso, é importante ficar atento a algumas dicas pra manter as condições de funcionamento de seu caminhão. Confira:
FILTRO DE ÓLEO – Deve ser substituído a cada troca de óleo, para que os detritos, já filtrados, não prejudiquem o óleo novo. Se usado além de sua capacidade, o filtro não cumpre sua função e pode até fundir o motor.
FILTRO DE AR – O ideal é que seja trocado seguindo as especificações do fabricante, mas para veículos que realizam atividades extremas, em trânsito pesado e estradas com muita poeira, deve-se ter maior atenção. Mantê-lo em dia contribui pra não interferir no consumo e na emissão de poluentes.
FILTRO DE COMBUSTÍVEL – Com desgaste, retém ferrugens e resíduos do tanque de combustível, provocando perda de potência do motor.
FREIOS – Verifique com frequência a espessura das lonas e o estado dos tambores, cuja vida útil varia conforme a carga transportada, o modo de dirigir e o uso do caminhão. A checagem deve ser feita no cavalo mecânico e no implemento. É importante usar o freio-motor, que aumenta a vida útil das lonas e dos tambores de freio e garante uma baixa temperatura nos freios da roda, permitindo que sempre estejam com 100% de eficiência.
PNEUS – Veja o estado dos pneus. Além de ser infração de trânsito, rodar com os pneus abaixo da espessura permitida reduz a eficácia da frenagem.
LUZES – Antes de pegar a estrada, verifique o sistema de iluminação, inclusive as luzes de advertência. Compõem o sistema: faróis, lanternas, piscas, luzes de posição, freio, ré, placa e faróis de neblina. Por lei, todas as luzes devem estar em perfeito funcionamento, caso contrário dá multa.
AMORTECEDORES – Responsáveis por controlar o movimento da mola e manter o contato dos pneus com o solo, garantindo conforto e estabilidade ao veículo, eles desgastam prematuramente por causa de excesso de carga, rodar com pneus desgastados, falta de alinhamento na direção e passar por lombadas e buracos em alta velocidade, além de rodar com componentes da suspensão em mau estado de conservação.
PALHETAS – Manter os limpadores do para-brisa em bom estado é fundamental pra garantir uma boa visão. Palhetas ressecadas podem riscar o vidro e prejudicar a visibilidade, principalmente na chuva. A revisão periódica ajuda a detectar desgastes, rachaduras e empenamentos.