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Como cuidar dos pneus do caminhão

Considerado atividade essencial, o transporte de cargas é um dos setores que não pode parar durante o período atual de distanciamento social, com uma frota de caminhões que continua rodando para garantir o abastecimento de produtos em todo o Brasil. Nesse cenário, é ainda mais importante que os condutores se mantenham muito atentos à manutenção dos caminhões. No caso dos pneus, que junto com o combustível representam os maiores investimentos de manutenção de uma frota, a Goodyear dá algumas dicas que contribuem para um desempenho otimizado e uma viagem sem contratempos.

Lembrando que, para quem precisa de atendimento, a Goodyear e sua ampla rede de revendedores e recauchutadores mantém uma rede de Truck Centers funcionando para atender o caminhoneiro e o frotista, com 90% das 75 unidades abertas em território nacional.

ESCOLHENDO O PNEU CERTO – Na hora de comprar um pneu novo, o ideal é escolher um modelo desenhado para o tipo de serviço que o caminhão irá desempenhar, para garantir performance e segurança elevados. Na Goodyear, os pneus são produzidos de acordo com o perfil de cada serviço: rodoviário, regional, regional severo, urbano, misto e severo. Outro ponto importante para garantir maior durabilidade dos pneus é o rodízio, aconselhável a ser feito, em média, a cada 10 mil quilômetros – porém é importante consultar o manual do veículo, pois em alguns casos é possível ocorrer exceções, com o rodízio sendo feito com menos ou mais quilometragem. Por isso esteja atento aos desgastes irregulares e as diferenças de profundidade de borracha que possam ocorrer entre os eixos.

Os pneus Goodyear de caminhões e ônibus são projetados para entregar o menor custo por quilometro rodado ao transportador. E por serem pneus de construção robusta, permitem que sejam recapados várias vezes. A recapagem proporciona confiabilidade absoluta e redução significativa nos custos operacionais do transporte. Uma dica é sempre procurar um reformador autorizado da rede Goodyear, que é certificado pelo Inmetro e usa bandas de rodagem fabricadas com a mesma tecnologia dos pneus novos e com desenhos indicados para cada aplicação.

A Goodyear possui uma rede credenciada de recapadores autorizados com mais de 80 pontos em todo o país, com respaldo técnico e capacitação para obter o melhor em qualidade na recapagem dos pneus.

QUAIS SÃO OS DANOS DE PRESSÃO BAIXA NUM PNEU? – A pressão de inflação dos pneus interfere diretamente na segurança, na durabilidade e no desempenho. A baixa pressão impacta negativamente na dirigibilidade do veículo, no aumento do consumo de combustível, no aquecimento excessivo e na redução da vida útil. A soma dos fatores ocasiona um desgaste acelerado do pneu, comprometendo a durabilidade da carcaça e resultando num menor número de recapagens. Para evitar a baixa pressão, o recomendado é manter o pneu calibrado conforme recomendação de pressão disponível no manual do veículo. Também é importante respeitar o peso da carga transportada, verificando a pressão do pneu no menor prazo possível.

QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS COMUNS DE PRESSÃO BAIXA NO PNEU? – As principais causas para a baixa pressão são vazamentos nas válvulas dos pneus, muitas vezes ocasionados pela não utilização de tampas de vedação, bloqueio e/ou sujeiras nos bicos – e ainda pelo excesso de uso.

Outro fator impactante é a montagem inadequada dos pneus, fazendo com que ocorram vazamentos entre o talão do pneu e a roda.

Vale ainda destacar a importância de verificar a pressão do pneu enquanto não está quente – dessa forma se evita a ‘sangria’, que é a perda da pressão.

O QUE É ‘FAZER SANGRIA’ NUM PNEU? – A ‘sangria’ dos pneus se caracteriza quando os pneus estão quentes e o usuário retira parte de sua pressão. Este procedimento não é recomendado e ocasiona diversos danos ao pneu. Pra exemplificar: ao rodar com o veículo, os pneus naturalmente esquentam, fazendo com que o ar em seu interior se expanda, aumentando assim sua pressão. Caso a pressão seja verificada neste momento, o usuário observará que a pressão está elevada e poderá concluir que é necessário reduzir sua pressão. Por este motivo, é fundamental que a pressão seja verificada somente quando o pneu estiver frio, antes de iniciar uma viagem.

QUAIS SÃO OS DANOS DE PRESSÃO ALTA NUM PNEU? – Da mesma forma que a pressão baixa, a alta pressão resulta também em instabilidade na dirigibilidade do veículo, gerando maior vulnerabilidade às quebras por impactos, em virtude de buracos nas estradas e desníveis de pistas. Outro ponto é o desgaste irregular, pois faz com que o pneu tenha maior contato com o solo na região central da banda de rodagem, diminuindo a performance quilométrica, aumentando o custo por quilômetro da frota e ainda reduzindo sua vida útil. Dessa forma, é fundamental que a pressão seja realizada de forma periódica e no menor espaço de tempo possível, pois evita a perda de segurança do veículo e aumenta o desempenho.

QUAIS SÃO AS CAUSAS MAIS COMUNS DE PRESSÃO ALTA NO PNEU? – Geralmente, ao carregar o veículo com peso, o motorista verifica a pressão e calibra os pneus para que possam suportar a carga transportada. Após o descarregamento da carga, é comum que a pressão não seja verificada novamente em virtude do aquecimento gerado nos pneus pelo deslocamento do veículo. Com o veículo sem carga, a alta pressão começa a impactar nos pneus. É preciso observar a capacidade máxima de peso por pneu, como também respeitar os limites de pressão descritos em seu costado – que é a lateral do pneu.

COMO MANTER A PRESSÃO CORRETA DO PNEU? – A principal recomendação é verificar a pressão dos pneus com frequência, no menor intervalo possível. E sempre calibrá-los antes da utilização e ainda frios. Outro ponto relevante é respeitar as recomendações de pressão que estão no manual do veículo.

Auto Destaque

O Caderno Auto Destaque é publicado ininterruptamente desde 1987 no jornal Diário do Pará, apresentando lançamentos e tudo mais sobre o mercado automotivo.

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