Cuidados essenciais com a lataria e a pintura do carro
Quem tem um veículo, sabe como é triste ver a pintura da lataria danificada. Isso compromete a beleza e sua valorização. Deixar o automóvel exposto por muito tempo a sol, chuva, dejetos de pássaros e sujeiras prejudica a pintura. Manchas e imperfeições, como riscos e amassados, também desvalorizam muito o carro. Mesmo para quem não deseja vender o carro, permanecer com a lataria danificada não passa uma boa impressão. É importante que o proprietário saiba como manter o veículo com uma pintura sem defeitos, possibilitando sua beleza e conservação por mais tempo. Por isso, separamos alguns cuidados essenciais para quem deseja garantir uma pintura tão bonita que permita um perfeito reflexo na lataria. Confira!
LIMPEZA – A primeira dica é uma das mais importantes: lave o carro constantemente e com muito cuidado! Além de garantir uma aparência mais bonita, se evitam acúmulos de partículas que podem causar danos, dependendo da substância que contém na sujeira que ficou no veículo. No entanto, vale ressaltar que cuidados com materiais e produtos para limpeza também são imprescindíveis para evitar o estrago da pintura.
Para poeiras e sujeiras mais leves e fáceis de limpar, o mais indicado é somente água morna e uma flanela limpa. Já para sujeiras mais grossas ou que grudam, procure produtos específicos como shampoos e alto brilho.
POLIMENTO – O polimento é um diferencial no cuidado com a lataria e a pintura do veículo. Ele se dá através da aplicação de uma cera, seguido de polimento, ambas através de equipamento específico, que deve ser feito por um profissional qualificado. Esse processo retira riscos de menor intensidade e cria uma película que protege a lataria contra água, sujeiras e riscos mais suaves. Sem dúvida, é um investimento que compensa ser feito na conservação do carro, já que seus resultados e a durabilidade são muitos, frente ao investimento.
ESTACIONAMENTO – Parece simples, mas muitos dos pequenos reparos no veículo são resultados de danos decorrentes de locais em que se deixa o carro. Antes de estacionar, certifique-se de que está longe de construção, árvores ou profissionais cortando grama. Deixar o carro próximo a uma construção significa deixar o veículo perto de um possível intenso movimento de pessoas ou veículos na obra, o que por si já representa um perigo dele ser avariado. É importante estar atento ao fato que respingos ou queda de materiais como argamassa ou cimento pode gerar danos maiores. Já quanto a estacionar embaixo ou próximo a árvores, o risco é causado por sementes, galhos ou seiva, que podem se desprender da planta. Vale ressaltar que as árvores são redutos naturais dos pássaros, podendo gerar detritos sobre o carro.
No caso de profissionais trabalhando no corte de grama, é importante a remoção do veículo, pois mesmo com telas protetoras, pequenos detritos como pedras ou mesmo madeiras podem ser lançados contra o veículo. Portanto, cuidado com eventuais jardinagens que estejam sendo feitos perto do seu carro. Pode valer a pena remover o automóvel de lugar.
CHUVA – Deixar o carro na chuva pra tirar aquela poeira básica. Quem nunca? Essa é uma estratégia usada por muitos. Porém é vital considerar que esse tipo de ação não remove sujeiras mais profundas e que não é recomendada para uma perfeita conservação do veículo.
A água da chuva pode trazer outras consequências ao automóvel, como chuva ácida, que contém ácidos corrosivos que podem manchar ou danificar as primeiras camadas da pintura. Outro ponto importante a se considerar é que, junto da chuva, podem vir granizos, o que em muitos casos acarreta amassados leves ou profundos, que muitas vezes necessitam de martelinho de ouro ou até de retoque na funilaria.
REPINTURA – Se mesmo depois dessas dicas e cuidados ainda perceber um risco ou imperfeição no veículo, leve-o a uma oficina especializada pra fazer um reparo. Muitas vezes um simples polimento pode resolver o problema e evitar a remoção total da pintura. Fica a dica pra quem gosta de andar com o carro sempre bonito e sem arranhões ou amassados.