Carro parado demanda cuidados específicos com a bateria
Este período de quarentena exige cuidados especiais com o carro, já que ele passa mais tempo parado que rodando, por conta do lockdown. E a Heliar, marca de baterias líder entre as montadoras, oferece algumas dicas para evitar falhas. Segundo Adelmo Leite, coordenador de Assistência Técnica da Clarios, fabricante da marca Heliar, com o carro parado por um longo período, a ignição começa a ter dificuldades, aumentando a possibilidade de panes no sistema elétrico. Sem contar que, em dias mais frios, o óleo do motor fica mais espesso, por estar resfriado. Dessa forma, a partida no carro acaba exigindo mais energia da bateria.
Caso perceba que a luz de anomalia no painel esteja acesa, é preciso procurar a ajuda de um especialista, como um eletricista, que pode identificar a origem da falha, fazer um teste pra medir a vida útil da bateria e identificar se o alternador está realizando a recarga corretamente.
OUTRAS DICAS
• Antes de dar a partida, desligue todos os equipamentos elétricos como som, ar condicionado e GPS, entre outros;
• Não deixe o som ligado quando o carro estiver desligado, pois essa demanda elétrica recairá totalmente na bateria;
• Após dar a partida, permaneça com o carro ligado por pelo menos 15 minutos – assim o alternador terá tempo suficiente pra repor a carga que a bateria perdeu ao fornecer energia pra iniciar o motor;
• Atente aos sinais do painel e a luzes oscilando, pois isso pode demonstrar algum problema no alternador;
• Por fim, faça sempre revisões com profissionais capacitados.