Honda lançou as novas motocicletas CB 650R e CBR 650R
Destaques da Honda no Salão Duas Rodas 2019, as novas CB 650R e CBR 650R acabam de chegar ao mercado oferecendo alta tecnologia e substituindo o sufixo F pelo R, que designa as motos de inspiração esportiva da marca.
Inspirada no conceito Neo Sports Café inaugurado no Brasil pela CB 1000R, a nova representante da linha CB mescla design minimalista com a agressividade típica das café racer. Disponível nas cores azul, prata e vermelho, a naked CB 650R custa R$ 39.416, sem incluir frete e seguro.
Já a CBR 650R tem nas formas de sua carenagem uma clara identidade com a superesportiva Fireblade. Disponível nas cores cinza e vermelho, ela custa R$ 41.080, sem incluir frete e seguro.
Com rabeta curta, a Honda CB 650R tem proporções compactas, que exaltam o motor de 4 cilindros em linha e as duas tomadas de ar ao lado do longo tanque de combustível.
Com peso reduzido em cerca de 4 quilos, traz sofisticada suspensão dianteira Showa tipo invertida com 41 milímetros de diâmetro, cálipers do freio dianteiro com fixação radial e rodas ainda mais leves.
A posição de pilotagem permite um posicionamento agressivo graças ao guidão de alumínio cônico e aos pedais recuados.
A iluminação completamente de led destaca o novo grupo ótico circular.
O painel de instrumentos retangular escuro inclui indicador de marcha e luz que avisa a hora de trocar a marcha.
A CBR 650R exala agressividade com carenagem composta de novos faróis duplos com extremidades voltadas para o alto e tomadas de ar na parte frontal, além de novo banco em 2 níveis, rabeta compacta e semi-guidões fixados sob a mesa superior, que oferecem posição ideal para uma pilotagem esportiva. E traz tudo o que a CB traz.
Elementos em comum a estas duas Honda 650 são o motor de 649 cm3, 16V e 84 cavalos, a garantia de 3 anos, o chassi tubular de aço, o controle de tração e o câmbio de 6 marchas com embreagem assistida e deslizante.
Outra modificação relevante é a majoração dos coletores de escape, cujos tubos passaram de 35 milímetros para 38,1 milímetros de diâmetro, para atender os maiores níveis de potência e rotação máxima.
A frenagem também evoluiu: o sistema antitravamento ABS atua no par de discos dianteiros tipo flutuante através de cálipers de 4 pistões fixados radialmente, enquanto que o disco traseiro se vale de cáliper de pinça simples.
Novas também são as rodas, mais leves, com 5 raios duplos e que calçam pneus na medida 120/70-ZR17 na dianteira e na medida 180/55-ZR17 na traseira.
A posição de pilotagem de ambas foi revista em relação às anteriores F: na CB 650R, o guidão foi avançado em 13 mm e está 8 mm mais baixo, alterações que foram complementadas pela elevação das pedaleiras em 6 mm, com recuo de 3 mm.
A CBR 650R também recebeu medidas diferentes na posição de pilotagem, com semi-guidões avançados em 30 milímetros e que permitem aproveitar confortavelmente a proteção oferecida pelo para-brisa.
Vale destacar em ambas as motocicletas um dispositivo de segurança que reconhece frenagens de emergência e que aciona automaticamente o pisca-alerta.